20 de março: Equinócio da Primavera

20/03/2020

Hoje dia 20 de março de 2020 chegamos ao equinócio.

 

O equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte do nosso Planeta. Esta noite, mais precisamente às 03:50h, ocorreu o equinócio da primavera e marcou o momento em que o dia e a noite têm a mesma duração.

 

A Terra roda à volta de um eixo - movimento de rotação - e, ao mesmo tempo, faz a sua trajetória à volta do Sol - movimento de translação. O eixo que passa pelo centro do planeta Terra não está totalmente vertical em relação ao seu plano de translação. Verifica-se que existe uma inclinação de aproximadamente 23,5º. Devido a esta inclinação, o ângulo de incidência dos raios do sol na Terra varia ao longo do ano. Assim, o hemisfério norte recebe mais luz durante 6 meses do ano, correspondendo às estações da primavera e verão e, em consequência, no hemisfério sul acontece o contrário - outono e inverno.

 

No entanto, por duas vezes ao ano verifica-se que o dia tem a mesma duração que a noite: os Equinócios. A palavra vem do latim e significa "noite igual". A partir desta data o período de luz é maior do que o de escuridão, ou seja, os dias ficam maiores do que as noites. Isto acontece porque a trajetória do sol no nosso céu descreve um arco cada vez mais longo e mais alto, estando mais tempo acima do horizonte todos os dias indo atingir o seu máximo no solstício de verão no dia 20 de junho (precisamente na data em que teremos o maior dia do ano e, por consequência, a noite mais curta).

 

Fonte da imagem: Observatório Astronómico de Lisboa

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Que seres vivos existem em casa?

April 13, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

May 29, 2020