Café com Ciência - Prever o tempo das coisas: como a Estatística trabalha com dados imperfeitos
- há 3 horas
- 2 min de leitura
Café com Ciência - Prever o tempo das coisas: como a Estatística trabalha com dados imperfeitos | sexta-feira, 13 de março de 2026 | 21h30 | Centro Ciência Viva de Braga ☕
Vimos por este meio agradecer a grande adesão no último Café com Ciência, na passada sexta-feira. Divulgamos já o próximo Café com Ciência que decorrerá no dia 13 de março, para celebrar o Dia Internacional da Matemática, onde teremos como convidado o professor Doutor Luís Machado, do Centro de Matemática da Universidade do Minho.
A participação é gratuita, mas limitada ao número de vagas existentes, sendo obrigatória a inscrição prévia através do formulário: https://forms.gle/S1WU1jsLuedoazzp6
A idade mínima recomendada é 13 anos.
Título: “Prever o tempo das coisas: como a Estatística trabalha com dados imperfeitos”
Resumo: Nesta conversa iremos explorar como a Matemática e a Estatística nos ajudam a tirar conclusões quando a informação está incompleta, imperfeita ou incerta, uma situação muito comum em áreas como a Medicina, a Biologia e as Ciências Sociais.
A partir de exemplos simples e reais, será introduzida a ideia de “tempo até acontecer algo” (por exemplo, tempo até recuperação, recaída, falha de um equipamento ou duração de um tratamento) e os desafios que surgem quando nem todos os eventos são observados por completo. Falaremos de conceitos como dados censurados, tempos de espera, risco e probabilidade, mostrando como os estatísticos conseguem prever e comparar comportamentos mesmo quando parte da informação falta.
Sem recorrer a fórmulas, a sessão pretende mostrar como ferramentas estatísticas permitem apoiar decisões médicas, avaliar tratamentos e compreender melhor fenómenos do quotidiano, ilustrando o papel central da Estatística na interpretação de dados imperfeitos.
Este projeto é financiado pelo PESSOAS 2030 – Programa Demografia, Qualificações e Inclusão.






















Comentários