top of page

ATIVIDADES

Conheça aqui as atividades desenvolvidas pelo Centro Ciência Viva de Braga.

visitas escolares.jpg

VISITAS ESCOLARES

O Centro Ciência Viva de Braga recebe visitas de turmas desde o pré-escolar até ao secundário.

Saiba mais aqui.

familia.jpg

VISITAS PÚBLICO EM GERAL

O Centro Ciência Viva de Braga tem uma oferta de atividades regular e direcionada para família e o público em geral.

Saiba mais aqui.

WhatsApp Image 2021-10-01 at 10.18.54.jpeg

SESSÕES DE PLANETÁRIO

Sessão na sala de planetário imersivo digital com exibição de filmes e documentários científicos e explicações sobre Astronomia por um monitor especializado.

Saiba quando se pode inscrever nas sessões aqui.

IMG_5865_edited.jpg

CURSO DE ROBÓTICA

A Academia de Robótica, em parceria com o Centro Ciência Viva de Braga, dinamiza, ao longo do ano letivo, o Curso de Robótica para crianças dos 8 aos 18 anos.

Saiba mais sobre o Curso de Robótica 2022/2023 aqui.

IMG_2717_edited.jpg

CAFÉ COM CIÊNCIA

Os Café com Ciência são eventos do Centro Ciência Viva de Braga que juntam os melhores especialistas e investigadores de diversas áreas das Ciências num ambiente de discussão informal.

Veja todos os Café com Ciência aqui.

formigas_edited.jpg

WORKSHOPS

O Centro Ciência Viva de Braga dinamiza workshops com especialistas que desenvolvem atividades em diversas áreas das Ciências.

Os workshops são divulgados aqui.

IMG_0555.JPG

LEITURAS ENCENADAS
E PERFORMANCES TEATRAIS

O Centro Ciência Viva de Braga, em parceria com a Pontos de Exclamação, dinamiza leituras encenadas e oficinas criativas para o público em geral e comunidade escolar. Em cada sessão são abordados diferentes temas e explorados conceitos científicos que vão sendo desvendados na leitura das obras. Afinal, a ciência está em todo o lado!

cb69e5f7-4197-4d40-81b0-949a38bdad93_edited.jpg

OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA

As Observações Astronómicas são atividades dinamizadas pelo Centro Ciência Viva de Braga com o recurso a telescópios óticos e digitais para a observação de corpos celestes no céu noturno.

Saiba mais sobre o nosso telescópio Stellina aqui.

c3e2792a-3ac2-4d71-ab75-6a95cbf7465c.jpg

ECOCIRCUITO DA ENCOSTA DO SOL

O trilho da Encosta do Sol, situado em Gualtar, é um local com muita biodiversidade para explorar. Foi um dos vencedores do prémio Agir da REN em 2018, responsabilidade da associação Bonus Itineris.

O trilho da Encosta do Sol, situado em Gualtar e a escassos quilómetros do centro da cidade de Braga, é um local de elevado interesse ecológico, uma vez que se situa perto do centro da Cidade de Braga mas constitui uma área no meio da Natureza que deve ser preservada. 

341b1030-a603-4328-95e3-fa95f4c7559b.jpg

CIÊNCIA VIVA NO VERÃO EM REDE

O Centro Ciência Viva de Braga participa, todos os verões, no programa a nível nacional Ciência Viva no Verão em Rede.

Nas férias de verão, a ciência sai à rua em todo o país com centenas de ações de participação gratuita! O Centro Ciência Viva de Braga dinamiza ações nas praias do norte do país, em locais de elevado interesse ecológica e também cultural.

visita professor_edited.jpg

DIA DO PROFESSOR

Todos os anos letivos o Centro Ciência Viva de Braga celebra o Dia do Professor de portas abertas.

Neste evento é apresentada a Oferta Pedagógica para o ano letivo, são dinamizadas atividades científicas e sessões de planetário, que dão a conhecer melhor o Centro Ciência Viva de Braga a toda a comunidade docente.

IMG_9849.JPG

SARAU DE OUTONO

O Centro Ciência Viva de Braga dinamiza todos os anos o Sarau de Outono, um evento que pretende celebrar a passagem de mais um ano e o aniversário do Centro.

Neste dia o Centro encontra-se de portas abertas com diversas atividades, workshops e animação! 

image00001.jpeg

MONITORIZAÇÃO NASCENTE DO RIO ESTE

O Centro Ciência Viva de Braga monitoriza regularmente a biodiversidade da Nascente do Rio Este. Nestas ações são também levadas a cabo análises a parâmetros abióticos da água.

As informações recolhidas são armazenadas em bases de dados.

6315d790-d11f-4072-a9b3-30bd35c280cb.jpg

CAMINHADAS NO PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS

Em parceria com o Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da Universidade do Minho, o Centro Ciência Viva de Braga dinamiza caminhadas interpretativas no Parque Nacional Peneda-Gerês.

As ações são divulgadas aqui.

formação.jpg

FORMAÇÃO

O Centro Ciência Viva de Braga acolhe ações de formação para docentes nas suas instalações.

image00001_edited.jpg

MONITORIZAÇÃO DA VACA-LOURA

O Centro Ciência Viva de Braga é embaixador da Vaca-loura.pt. Um projeto de ciência-cidadã que pretende sensibilizar a população em geral para esta espécie e envolver a comunidade na recolha de dados relativos à abundância deste escaravelho.

O Centro Ciência Viva de Braga participa e organiza ações de sensibilização da população e ainda monitoriza anualmente um percurso adotado.

bottom of page