top of page

ESCOLA CIÊNCIA VIVA

ECV_logoECV.png

A Escola Ciência Viva (ECVB) é o mais recente (e ambicioso) projeto do Centro Ciência Viva de Braga.

A ECVB tem como princípio a introdução às ciências e às diversas vertentes do método científico e suporta-se nas Aprendizagens Essenciais (AE) do primeiro ciclo do Ensino Básico. A abordagem visa despertar a curiosidade pelo mundo que rodeia os alunos e desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber nomeadamente da Biologia, Física, Geografia, Geologia, História, Química, Tecnologia, Português, Matemática, Educação Artística, Cidadania, TIC, Inglês e Educação Física.

Em breve os alunos do primeiro ciclo do município de Braga terão a oportunidade de viver uma semana diferente. Ao longo de cinco dias, as crianças irão passar o dia no CCVB e vão estar em contacto com cientistas, irão criar, experimentar e descobrir tudo aquilo que a Natureza, o Espaço, a Sociedade, a Arte e a Cultura, bem como a Tecnologia têm para nos mostrar. Com o apoio de um docente do primeiro ciclo, será possível aos alunos entrevistar um cientista da Universidade do Minho, imprimir em 3D, programar e controlar pequenos robots, criar mecanismos, explorar o mundo natural visível e invisível, compreender a natureza e ganhar noções de sustentabilidade, explorar o espaço, ser astronauta por um dia e realizar experiências num laboratório. Todas estas atividades serão realizadas em articulação com os Agrupamentos de Escolas de Braga e com o Município de Braga e. tendo em conta o programa do primeiro ciclo. A ECVB irá adotar a metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE) que pressupõe uma aprendizagem ativa dos alunos através do questionamento e pesquisas que os levam a descobertas científicas.

Pretende-se com este projeto lançar sementes de interesse pelas STEAM, de forma a que se consigam colher, daqui a alguns anos, os futuros cientistas de Braga.

barra_logos_PRR-1024x148_cores.png
dge_2.jpg
bottom of page