O QUE É CASA DA CIÊNCIA

DE BRAGA?

Planetário - Casa da Ciência de Braga pertence à Rede de Centros da Agência Nacional Ciência Viva.

 

Este Centro de Ciência promove a cultura e divulgação científica e tecnológica, fomentando a motivação para aprender ciência através do contacto precoce com o conhecimento científico, seus agentes e processos. 

O espaço nasceu na recuperação de um antigo edifício no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga. Juntamente com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, o Planetário - Casa da Ciência de Braga é um espaço interactivo de divulgação científica e tecnológica que funciona como plataforma do conhecimento.

Braga é a cidade mais antiga de Portugal. Esta cidade emblemática, com os seus inúmeros e singulares monumentos, tradições e gastronomia, acolhe, desde o dia 21 de outubro de 2016, o Planetário - Casa da Ciência de Braga

Instalado em Gualtar, próximo da Universidade do Minho, o Planetário - Casa da Ciência de Braga é um espaço onde se promove a divulgação da ciência e tecnologia.

O projeto é o resultado de um enorme esforço que a ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho colocou ao serviço da sociedade num objetivo de criar um espaço de ciência em Braga há já 11 anos. O módulo principal é o Planetário, totalmente digital e imersivo, com 30 lugares sentados, onde os visitantes podem assistir a documentários científicos a 360º ou aprender astronomia com a simulação em tempo real do céu nocturno. Um espaço para todas as idades, com tecnologia sofisticada e conduzido por monitores altamente especializados.

O Planetário - Casa da Ciência de Braga é vocacionado para todas as áreas científicas promovendo ainda a formação de docentes e ministrando o conhecimento a toda a sociedade.
 

A inauguração do Planetário - Casa da Ciência de Braga, é um marco na sociedade bracarense e na comunidade escolar em particular.

É, ao mesmo tempo, um ponto de viragem para a ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho, que cumpre finalmente o seu desígnio.

 

Braga ganha não só uma mais-valia científica, como também passa a usufruir de um espaço inovador que abrirá finalmente as portas da ciência à cidade.

O Planetário – Casa da Ciência de Braga é um Centro de educação e divulgação de Ciência que tem como filosofia a aprendizagem guiada por monitores especializados em diversas áreas da Ciência. 

Veja a nossa equipa aqui.

Consulte aqui as notícias sobre o Planetário- Casa da Ciência de Braga! 

© 2016 por ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon