top of page
SOBRE NÓS

O Centro Ciência Viva de Braga, denominado Planetário - Casa da Ciência de Braga é um Centro Ciência Viva que pertence à Rede de Centros da Agência Nacional Ciência Viva.

É um espaço que pertence a uma rede nacional de 22 Centros de Ciência e está vocacionado para todas as áreas científicas promovendo a divulgação científica, a interação com a sociedade e alimentando um movimento social em prol da ciência e da cultura científica que envolve milhares de investigadores e cidadãos, alunos e professores, jovens e adultos.

8dcb9085-4cae-4fa4-bae3-e01f21cda0d1.jpg
MISSÃO

A Ciência Viva nasceu em Portugal em 1996 por iniciativa de José Mariano Gago, então Ministro da Ciência e da Tecnologia, como um programa governamental dedicado à promoção da educação e da cultura científica.
O Centro Ciência Viva de Braga abriu em 2016 e tem como filosofia a aprendizagem guiada por monitores especializados em diversas áreas da Ciência. 

Este Centro de Ciência Viva promove a cultura e divulgação científica e tecnológica, fomentando a motivação para aprender ciência através do contacto precoce com o conhecimento científico, seus agentes e processos.

Untitled-1.jpg
HISTÓRIA

O Centro Ciência Viva de Braga foi inaugurado a 21 de outubro de 2016, é o resultado de um enorme esforço que a ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho colocou ao serviço da sociedade num objetivo de criar um espaço de ciência em Braga..

O espaço nasceu na recuperação de um antigo edifício no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga.

Com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, o Planetário - Casa da Ciência de Braga tornou-se hoje num espaço interativo, único na região, vocacionado para a divulgação científica e tecnológica que funciona como plataforma do conhecimento.

IMG_7483.JPG
PARCERIAS

O Centro Ciência Viva de Braga estabeleceu diversas parcerias com entidades de relevo no âmbito científico e cultural.

Nomeadamente, com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, na dinamização de ações com investigadores e em eventos relevantes.

Com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, visando a realização de atividades científicas na Biblioteca.

Também foram estabelecidas parcerias com museus e estabelecimentos culturais de interesse no concelho de Braga, como é o caso do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Museus D. Diogo de Sousa e ainda o Museu dos Biscainhos.

De referir ainda a parceria celebrada com o Hospital de Braga, mais especificamente com a Ala Pediátrica, que leva experiências científicas às crianças lá internadas em visitas frequentes.

parcerias_edited.jpg

EQUIPA DO CENTRO CIÊNCIA VIVA DE BRAGA

Vieira_BW.png
João Vieira

CLUBES E ESCOLA CIÊNCIA VIVA 

WhatsApp Image 2021-09-14 at 16.20.40.jpeg
WhatsApp Image 2022-11-15 at 16.36_edite
 Victor Martins          Pedro Dias    
Clubes CV                         Escola CV  

COMUNICADORES E MONITORES DE CIÊNCIA  geral@casacienciabraga.org

WhatsApp Image 2023-07-12 at 10.56.02 (1).jpg
WhatsApp Image 2022-11-15 at 16.36_edited.jpg
   Bruno Gonçalves  Carlos Magalhães   Beatriz Carneiro      Letícia Alves
BEATRIZ SITE_edited.jpg
leticia site_edited.jpg

COLABORADORES VOLUNTÁRIOS

Benjamim_BW.jpg
Artur_BW.jpg
Fonte_BW.jpg
Ivo_BW.jpg
Mauro_BW.jpg
 Carlos Lima     Benjamim Ribeiro    Artur Viana           Jorge Fonte        Ivo Gonçalves      Mauro Franqueira
bottom of page