O Centro Ciência Viva de Braga, denominado Planetário - Casa da Ciência de Braga é um Centro Ciência Viva que pertence à Rede de Centros da Agência Nacional Ciência Viva.
É um espaço que pertence a uma rede nacional de 22 Centros de Ciência e está vocacionado para todas as áreas científicas promovendo a divulgação científica, a interação com a sociedade e alimentando um movimento social em prol da ciência e da cultura científica que envolve milhares de investigadores e cidadãos, alunos e professores, jovens e adultos.
A Ciência Viva nasceu em Portugal em 1996 por iniciativa de José Mariano Gago, então Ministro da Ciência e da Tecnologia, como um programa governamental dedicado à promoção da educação e da cultura científica.
O Centro Ciência Viva de Braga abriu em 2016 e tem como filosofia a aprendizagem guiada por monitores especializados em diversas áreas da Ciência.
Este Centro de Ciência Viva promove a cultura e divulgação científica e tecnológica, fomentando a motivação para aprender ciência através do contacto precoce com o conhecimento científico, seus agentes e processos.
O Centro Ciência Viva de Braga foi inaugurado a 21 de outubro de 2016, é o resultado de um enorme esforço que a ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho colocou ao serviço da sociedade num objetivo de criar um espaço de ciência em Braga..
O espaço nasceu na recuperação de um antigo edifício no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga.
Com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, o Planetário - Casa da Ciência de Braga tornou-se hoje num espaço interativo, único na região, vocacionado para a divulgação científica e tecnológica que funciona como plataforma do conhecimento.
O Centro Ciência Viva de Braga estabeleceu diversas parcerias com entidades de relevo no âmbito científico e cultural.
Nomeadamente, com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, na dinamização de ações com investigadores e em eventos relevantes.
Com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, visando a realização de atividades científicas na Biblioteca.
Também foram estabelecidas parcerias com museus e estabelecimentos culturais de interesse no concelho de Braga, como é o caso do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, Museus D. Diogo de Sousa e ainda o Museu dos Biscainhos.
De referir ainda a parceria celebrada com o Hospital de Braga, mais especificamente com a Ala Pediátrica, que leva experiências científicas às crianças lá internadas em visitas frequentes.