S𝗮𝗯𝗲 𝗲𝗺 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗻𝗼 𝗼 𝗛𝗼𝗺𝗲𝗺 𝗽𝗶𝘀𝗼𝘂 𝗮 𝗟𝘂𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝘃𝗲𝘇?

Hoje celebramos a chegada a Marte de mais sonda, a 𝘗𝘦𝘳𝘴𝘦𝘷𝘦𝘳𝘢𝘯𝘤𝘦! Saiba mais no sote Oficial da Nasa aqui.


𝗠𝗮𝘀 𝘀𝗮𝗯𝗲 𝗲𝗺 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗻𝗼 𝗼 𝗛𝗼𝗺𝗲𝗺 𝗽𝗶𝘀𝗼𝘂 𝗮 𝗟𝘂𝗮 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝘃𝗲𝘇? 𝗘 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗳𝗼𝗶 𝗲𝘀𝘁𝗮 𝘃𝗶𝗮𝗴𝗲𝗺?


John F. Kennedy

De 16 a 24 de julho de 1969, a missão Apollo 11 entrava para a história por ser a primeira a conseguir que astronautas caminhassem pela Lua e retornassem à superfície terrestre em segurança.

Mas o projeto de enviar homens ao nosso satélite natural começou 8 anos antes, com um discurso do presidente John F. Kennedy ao Congresso dos EUA, estipulando que a meta fosse cumprida até o final da década.


A bordo do foguetão Saturno V, os astronautas descolaram do Kennedy Space Center, Cabo Canaveral, na manhã de 16 de julho de 1969. Cerca de 12 minutos após o lançamento, o foguete já tinha entrado na órbita da Terra. Depois de dar uma volta e meia ao redor do planeta, a nave seguiu em direção à Lua.


Três dias mais tarde, a tripulação entrou na órbita lunar. No dia seguinte, a 20 de julho, 𝗡𝗲𝗶𝗹 𝗔𝗿𝗺𝘀𝘁𝗿𝗼𝗻𝗴 𝗲 𝗕𝘂𝘇𝘇 𝗔𝗹𝗱𝗿𝗶𝗻 embarcaram no módulo lunar Eagle (Águia), através do qual pousariam na superfície. 𝗠𝗶𝗰𝗵𝗮𝗲𝗹 𝗖𝗼𝗹𝗹𝗶𝗻𝘀 continuou a pilotar o módulo de comando, chamado Columbia. A aterragem foi feita em situações críticas, com alarmes a soar e apenas 30 segundos de combustível disponível. Após tudo correr bem, na tarde daquele dia, para o alívio de todos, Armstrong comunicou com a base de Houston, dizendo "A Águia aterrou - 𝘛𝘩𝘦 𝘌𝘢𝘨𝘭𝘦 𝘩𝘢𝘴 𝘭𝘢𝘯𝘥𝘦𝘥”.

Cerca de seis horas após a alunagem, o comandante Neil Armstrong estava preparado, com cerca de 500 milhões de pessoas a assistir em direto pela televisão, para se tornar o primeiro homem a pisar na lua. A frase emblemática “ Um pequeno passo para o Homem um grande passo para a Humanidade - 𝘈 𝘴𝘮𝘢𝘭𝘭 𝘴𝘵𝘦𝘱 𝘧𝘰𝘳 𝘢 𝘔𝘢𝘯 𝘢 𝘣𝘪𝘨 𝘴𝘵𝘦𝘱 𝘧𝘰𝘳 𝘏𝘶𝘮𝘢𝘯𝘪𝘵𝘺”

Tripulação da Apollo 11: Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins (esq-dir)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon