top of page

Café com Ciência "Duas visões sobre a Tabela Periódica"

O Planetário - Casa da Ciência Centro Ciência Viva de Braga irá realizar o Café com Ciência "Duas visões sobre a Tabela Periódica" no dia 17 de maio (sexta-feira) às 21.30h.


Este Café com Ciência contará com a presença dos cientistas Nuno Castro e João Paulo André.


"A Tabela Periódica nasceu da tentativa de classificar os elementos químicos baseando-se nas suas propriedades.

Em 1869 Mendeleev criou um sistema Periódico dos elementos químicos. A sua criação foi um acontecimento marcante para o desenvolvimento da química, permitindo, por exemplo, prever a existência de elementos químicos desconhecidos na época. Desde a sua criação o conhecimento sobre a constituição e estrutura da matéria teve um avanço descomunal. Ainda no virar do século XIX para o século XX, as descobertas de Becquerel e do casal Curie sobre radioatividade bem como a descoberta do eletrão por J.J. Thompson e o subsequente desenvolvimento do modelo atómico que foi incorporando estas novas descobertas vieram lançar uma nova luz sobre a natureza dos elementos químicos presentes na Tabela Periódica.

Já no século XX, as descobertas de protão e neutrão tiveram um grande impacto na Tabela Periódica, nomeadamente na organização dos elementos por número atómico em vez de massa atómica. Contudo, foi já na segunda metade do século XX que as primeiras experiências permitiram comprovar a existência de partículas associadas ao modelo de quarks que seriam constituintes internos de protões e neutrões.

De lei para sistema, de sistema para tabela, os físicos das partículas simplificaram de certa forma a Tabela Periódica de Mendeleev, explicando toda a constituição do Universo e as respetivas interações com apenas algumas partículas subatómicas e partículas mediadoras das 4 forças da natureza. Contudo também esta tabela acabou por ficar aquém do que se conhece atualmente sobre o Universo, representando de forma incompleta pouco mais de 4% do Universo conhecido."


Sobre os Cientistas convidados:

Nuno Castro é Professor Auxiliar no Departamento de Física da Universidade do Minho e Diretor do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Doutorou-se na Universidade de Coimbra e foi Investigador de pós-doutoramento no Departamento de Física Teórica e do Cosmos da Universidade de Granada, tendo também sido Professor Convidado no Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto. Desenvolve a sua investigação na pesquisa de novos fenómenos de física em colisionadores de partículas, em particular no sector do quark top. É membro da Colaboração ATLAS do CERN desde 2004. João Paulo André é licenciado em Química pela Universidade de Coimbra e doutorado em Química pela Universidade de Basileia, Suíça. É Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade do Minho. Os seus interesses científicos e académicos incluem o desenvolvimento e caraterização de complexos metálicos para diagnóstico médico, a história da química e a divulgação científica. É autor do livro Poções e Paixões - Química e Ópera (Gradiva, 2018), cuja segunda edição acaba de sair.


O Café com Ciência é uma atividade gratuita mas requer inscrição através do geral@casacienciabraga.org

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page