top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 34º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 34º desafio colocamos a seguinte pergunta: Arco-íris de água ?!


A água com corante passa pelo papel absorvente para outro copo através de um processo que chamamos de ação capilar. A ação capilar é a capacidade que os líquidos apresentam de passar de um sítio para o outro contra a ação da gravidade. Estranho?! É devido a este fenómeno que nas plantas, faz com que a água suba das raízes da planta até às suas folhas, é a ação capilar que permite isso!


O papel absorvente é feito de fibras de plantas que se chamam celulose. Na experiência, a água “passa” através de pequenos espaços entre as fibras de celulose do papel. Estes espaços funcionam como tubos capilares, e “puxam” a água para cima.


Nesta experiência, a água parece até que desafia a gravidade! Uma vez que “sobe” pelo papel até chegar a um copo vazio. Na verdade, as forças atrativas entre a água e as fibras de celulose são mais fortes do que a gravidade. Chamamos a esta força, que faz com que as moléculas da água se “agarrem” às fibras do papel, adesão.


Mas as moléculas da água também se atraem umas às outras! E é esta força que faz com que as moléculas de água se mantenham juntas, chamamos de coesão.


Assim, à medida que as moléculas de água circulam pelos espaços do papel absorvente, a força de coesão entre as moléculas faz com que mais moléculas de água se mantenham juntas, e é assim que a água vai, lentamente, passando de um copo para o outro pelo papel absorvente.


No entanto, num determinado ponto as forças de adesão entre a água e a celulose e as forças de coesão entre as moléculas de água são “superadas” pela força gravitacional do peso da água no papel absorvente. Neste ponto, verifica-se que a água deixa de passar pelo papel e todos os copos estão cheios e… com cores lindíssimas!


Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page