top of page

Café com Ciência: Números mágicos

O Planetário - Casa da Ciência Centro Ciência Viva de Braga irá realizar o Café com Ciência "Números mágicos" no dia 18 de janeiro (sexta-feira) às 21.30h.


Este Café com Ciência contará com a presença do cientista José Paulo Viana.


A matemática é uma Ciência abstrata. Contudo está claramente presente, por vezes de forma oculta, na natureza através da existência de alguns números “mágicos”. O mais famoso de todos é o Pi, representado pela letra grega p. A origem do Pi está na relação constante entre o Perímetro de uma circunferência com o seu diâmetro.


Outro número mítico é o denominado número de ouro que resulta da sequência de Fibonacci. Esta é uma sucessão infinita de números inteiros em que cada termo subsequente corresponde à soma dos dois anteriores. Se dividirmos sucessivamente cada número desta sequência pelo anterior, os resultados vão tender para uma constante transcendental chamada de número de ouro. Esta proporção é muito usada na arte, arquitetura e design, e aparece em diferentes proporções da natureza inclusive no corpo humano.


Sobre o cientista convidado:

José Paulo Viana é um entusiasta das matemáticas recreativas e da Magia Matemática. Dinamizador de cursos de formação de professores nas áreas de probabilidades, de modelação matemática, de resolução de problemas e de utilização das tecnologias no ensino da Matemática.


É um excelente divulgador de Matemática através de conferências e sessões em escolas e em locais públicos. Em 2014 foi-lhe atribuído o Prémio Ciência Viva nos Media.


É também autor de vários manuais escolares e dos livros de divulgação matemática e de matemáticas recreativas “Uma Vida Sem Problemas”, “Problemas… Sem Problema” e “Desafios” (10 volumes publicados) da secção semanal “Desafios” no jornal Público há 28 anos.


O Café com Ciência é uma atividade gratuita mas requer inscrição através do geral@casacienciabraga.org

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page