top of page

Café com Ciência - Professor Jorge Paiva "A importância das Plantas na vida do Homem"

O próximo Café com Ciência do Planetário - Casa da Ciência de Braga irá realizar-se no dia 9 de junho pelas 21.30h e terá a presença do Professor Doutor Jorge Paiva.



Jorge Américo Rodrigues de Paiva, nascido em Cambondo (Angola), a 17 de Setembro de 1933, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorado em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha), aposentado, tendo sido investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, onde leccionou algumas disciplinas, tendo também leccionado, como professor convidado, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, nos Departamentos de Biologia das Universidades de Aveiro e da Madeira, na licenciatura de Arquitectura Paisagista da Universidade Vasco da Gama de Coimbra, no Departamento de Engenharia do Ambiente do Instituto Superior de Tecnologia de Viseu e no Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha).


Nas últimas décadas a ação humana nos ecossistemas naturais tem vindo a afetar cada vez mais espécies da fauna e flora do planeta. As profundas intervenções das diferentes atividades humanas têm acelerado o ritmo de extinção de mamíferos e aves. A grande preocupação que existe hoje é a de que o ser humano esteja a provocar o desaparecimento de muitas espécies num curto espaço de tempo, o que poderá conduzir à redução drástica dessa biodiversidade.


Jorge Paiva não gosta de manter o conhecimento só para si, e é conhecido entre os seus antigos alunos e todos quantos têm oportunidade de assistir às suas palestras como um orador claro e cativante. Fez parte da Comissão Editorial e Redatorial do projeto Flora Ibérica (que se dedica à atualização e síntese do conhecimento sobre as espécies de plantas presentes na Península Ibérica e nas Ilhas Baleares) e da Flora de Cabo Verde, bem como de outras revistas científicas. Conta com mais de 500 publicações nas áreas do ambiente, da palinologia (ramo da botânica que consiste no estudo do pólen e dos esporos) e da fitotaxonomia.


A entrada no Café com Ciência é GRATUITA mas requer inscrição. Pode inscrever-se através do sociedadeorion@gmail.com.

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page