top of page

Hoje Quem Manda Sou Eu

✅ Marque na agenda: 14 a 16 de julho, "Hoje Quem Manda Sou Eu"! Durante três dias, os diretores dos Centros Ciência Viva trocam de cadeiras entre si e promovem programas diferentes, desafiadores e inspiradores às equipas e aos visitantes. Está na hora de redescobrir a nossa rede! 🕵️👏


O Diretor do Centro Ciência Viva de Braga, João Vieira estará 3 dias a trabalhar com a equipa do Planetário do Porto- Centro Ciência Viva e no sentido inverso Sérgio Silva, do Curtir Ciência- Centro Ciência Viva de Guimarães estará em Braga.



Nos dias 15 e 16 de julho o Centro Ciência Viva de Braga vai ter atividades dinamizadas pelo Diretor Sérgio Silva do Curtir Ciência- Centro Ciência Viva de Guimarães.


15 de julho às 14:30h Microscopia

Nesta sessão serão desenvolvidas atividades sobre a temática “Microscopia” deverão ser abordados os seguintes conteúdos programáticos: Microscópio ótico composto; Microscópio eletrónico; Características da imagem – Moc; Técnicas de montagem.

Visionamento de preparações várias sobre partes constituintes de plantas, epitélio, fungos, líquenes, etc.

Inscrições por e-mail ou pelo telefone (253695236).


15 de julho às 21:15h Conversas fora da caixa

Uma conversa informal com o tema "O futuro da Exploração Espacial" no dia 15 de julho às 21:15h.

Mais informações aqui.


16 de julho às 10h O jogo da matemática

Os jogos, se convenientemente planeados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático, uma vez que estimulam o desenvolvimento e despertam o interesse dos alunos. Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática, apresentam também um melhor desempenho e atitudes mais positivas perante processos de aprendizagem. "A noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se vagarosamente e penetrou, tardiamente, no âmbito escolar, sendo sistematizada com atraso, mas trouxe transformações significativas, fazendo com que a aprendizagem se tornasse divertida." Schwartz (1966).

Inscrições por e-mail ou pelo telefone (253695236).

Jogos: Cubo SOMA – Jogo geométrico O cubo SOMA é um quebra-cabeça criado pelo poeta e matemático dinamarquês Piet Hein. O objetivo é usar os sete policubos (peças formadas por pequenos cubos unitários) para montar um cubo de 3x3x3 unidades. As peças também podem ser usadas para montar uma variedade de formas tridimensionais interessantes, e por isso às vezes o cubo soma é considerado o equivalente 3D dos tangrans. Nº níveis - 20 Peças – 7 policubos TANGRAM – Jogo geométrico O TANGRAM é um quebra-cabeça criado na China. O objetivo é usar as sete figuras bidimensionais para montar imagens diversas de igual área. Níveis - 36 Peças - 7 TORRES DE HANÓI – Jogo estratégico A Torre de Hanói é um "quebra-cabeça" que consiste numa base contendo três pinos, num dos quais estão dispostos alguns discos uns sobre os outros, por ordem crescente de diâmetro. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor. O número de discos pode variar, o formato mais simples contém apenas três. Tabuleiros – 1 Peças – mínimo 3 discos, máximo 9 discos CAMINHOS – Jogo estratégico CAMINHOS é um jogo solitário de lógica, para 1 jogador. É composto por vários tabuleiros/cartas e cinco cilindros coloridos (azul, amarelo, roxo, verde e vermelho). O jogo inicia-se com cada cilindro colocado na posição apresentada na imagem destacada no canto inferior direito de cada carta e termina quando cada peça alcançar o círculo com a sua cor. PEÇAS 20 cartas tabuleiro; 5 Discos coloridos (azul, amarelo, roxo, verde e vermelho).



Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page