Caminhada no Vale Glaciar do Alto Vez

No dia 4 de setembro, às 9.30h, vamos caminhar pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês com o Professor Paulo Pereira e Luís Gonçalves do Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da Universidade do Minho.


Esta atividade é mais uma das Build Up para a Noite Europeia dos Investigadores!


A atividade é gratuita com inscrições obrigatórias através do geral@casacienciabraga.org ou pelo 253695236.


Os participantes devem trazer água e aconselha-se o uso de protetor solar, chapéu e calçado adequado (botas ou sapatilha de caminhada).

O meio de transporte até ao ponto de encontro e ao local é da responsabilidade dos participantes.




Esta atividade terá início junto à Branda da Aveleira, de onde é possível obter a melhor panorâmica do vale glaciário do rio Vez e, a partir daí e ao longo de uma caminhada de cerca de 2 horas (ida e volta), observar alguns vestígios da atividade desses glaciares. O vale côncavo do rio Vez com perfil transversal em “U” é típico da erosão promovida por glaciares.

Os blocos de granito que se encontram dispersos na vertente oposta do vale estão depositados sobre xistos, o que mostra que foram transportados por glaciares a partir de outro local até à sua atual posição. São, por isso, designados por blocos erráticos.

Os blocos erráticos e acumulações de materiais mais finos formam as denominadas moreias, que testemunham antigas posições da frente ou dos lados da língua glaciária, onde os sedimentos foram depositados. Os principais conjuntos de blocos erráticos podem ser encontrados nas vertentes junto às brandas de Aveleira e de Santo António, entre os 800 e os 1050 metros de altitude, o que permite calcular a dimensão da língua glaciária que ocupou este vale durante a fase máxima da última glaciação, ocorrida há cerca de 20 000 anos.


Sabe mais sobre a Noite Europeia dos Investigadores em:


Website: https://nei.cienciaviva.pt


Facebook: https://www.facebook.com/neinvestigadores (@neinvestigadores)


Instagram: https://www.instagram.com/noitedosinvestigadores (@noitedosinvestigadores)


Twitter: https://twitter.com/NEI_pt (@NEI_pt)


Youtube: https://bit.ly/NEI_pt (Noite dos Investigadores)


#MSCAnight #EuropeanResearchersNight #ERN #NoiteEuropeiadosInvestigadores2021 #NEI2021 #EUprojects #EUfunding #REGGAE #H2020 #Horizon2020

Publicações recentes