Invasoras em Braga

As espécies exóticas invasoras são responsáveis por fortes impactes económicos, sociais e ambientais. Sendo consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade e aos serviços dos ecossistemas.


Realçando o importante papel que cada cidadão pode ter para travar estas invasões, o Centro Ciência Viva de Braga irá dinamizar um workshop prático com a colaboração da plataforma de ciência-cidadã invasoras.pt e com o apoio do Município de Braga. Esta atividade visa identificar e dar a conhecer técnicas de controlo de algumas espécies de plantas invasoras do concelho de Braga.


Este workshop decorrerá no dia 19 de março das 9h às 18h e terá a presença da investigadora Sílvia Martins do Centro de Ecologia Funcional da Escola Superior Agrária de Coimbra. A participação é gratuita e requer inscrição até dia 17 de março. Inscrições limitadas.


Público-alvo: Técnicos de Jardinagem e Espaços Verdes de autarquias e juntas de freguesia, jardineiros, proprietários de terrenos agrícolas e público em geral interessado no tema.


PROGRAMA

9.00h: Receção dos participantes no Centro Ciência Viva de Braga

9.30h: Introdução teórica

10.30h: Prática 1: controlo de acácias (Parque de merendas de Gualtar)

12.00h: Almoço livre

14.00h: Deslocação de autocarro para a Praia Fluvial de Adaúfe (ponto de encontro: paragem de autocarro em frente à Universidade do Minho)

14.30h: Prática 2: controlo de plantas invasoras aquáticas (Praia Fluvial de Adaúfe)

16.00h: Deslocação de autocarro para o Parque das Sete Fontes

16.30h: Prática 3: controlo de erva-das-pampas (Parque das Sete Fontes)

18.00h: Final


Almoço não incluído. O transporte durante a atividade prática é assegurado pelo Município de Braga.


Para mais informações e inscrições envie email para o geral@casacienciabraga.org ou ligue para 253695236.



Publicações recentes
Arquivo de publicações