top of page

Exposição "Micróbios marinhos: porque precisamos deles?"

O Planetário - Casa da Ciência de Braga Centro Ciência Viva tem o gosto de acolher a Exposição "Micróbios marinhos: porque precisamos deles?" no seu jardim. Esta exposição foi organizada pelo CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos e pelo Projeto BLUEandGREEN.


A Exposição “Micróbios marinhos: porque precisamos deles?” pretende sensibilizar a população para a importância dos micróbios. Ainda, que muitas vezes associados a situação de doença, os micróbios podem conferir imensos benefícios, com vários milhares de espécies vivendo em estreita associação com o ser humano (p.ex. microbiota intestinal). Por outro lado, no ambiente marinho desenvolveram-se associações únicas entre animais e micróbios, permitindo formas únicas de

vida, nomeadamente em ambientes marinhos extremos. Adicionalmente, esses micróbios apresentam um potencial biotecnológico imenso, com aplicações diversificadas na industria médica, farmacêutica, cosmética, etc. Inúmeros antibióticos, anticancerígenos, imunossupressores, anti-inflamatórios e agentes reguladores do nível de colesterol no sangue, entre outros, são produzidos através de substâncias naturais retiradas de microrganismos. Assim, os micróbios possuem uma inesperada habilidade para produzir compostos químicos com elevado potencial biológico.


A exposição estará patente no espaço exterior do Centro Ciência Viva de Braga e poderá ser visitada de forma gratuita durante todos os dias da semana das 9.30h às 12.30h e das 14.30h às 17.30h. Todas as medidas preventivas contra a infeção Covid-19 têm de ser cumpridas e, por isso, existe lotação limitada. Pode consultar todas as medidas de segurança aqui.


Se for Professor, ou tem interesse que uma turma visite a exposição, poderá reservar um horário para visita. Para isso, basta enviar email para o geral@casacienciabraga.org ou contactar através do 253 695 236.


Venha conhecer mais sobre os micróbios marinhos e a sua importância!


Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page