top of page

Ciclo de Conferências: o fantástico mundo da blockchain e web3

O Centro Ciência Viva de Braga vai acolher o Ciclo de Conferências: o fantástico mundo da blockchain e web3.

Afinal, o que é blockchain, como funciona e para que serve?

O termo em si não é novo: sua primeira aparição foi em 2008. Porém, até hoje, muitos anos depois, a palavra ainda é pouco compreendida.

De forma simples, blockchain é uma espécie de sistema compartilhado e imutável que facilita o processo de registro de transações e rastreamento de ativos em uma rede.

Consiste numa cadeia de blocos em que cada informação armazenada se junta às informações anteriores e faz crescer o sistema. Os blocos registam e confirmam a hora e a sequência das transações, que são, então, integradas no blockchain.

Atualmente a blockchain é uma tecnologia com diversas aplicações, desde pagamentos transfronteiriços (cross-border), isto é, entre diferentes países, até registos médicos.


As Conferências terão lugar no Centro Ciência Viva de Braga nas primeiras sextas-feiras de cada mês. A primeira será no dia 3 de fevereiro às 21.30h e contará com a presença de Emanuel Mota. Empreendedor e Engenheiro de Software, Emanuel Mota formou-se em Ciências da Computação e Matemática. Durante os últimos anos tem vindo a desenvolver software em várias áreas incluindo em sistemas da banca, finanças, retalho e sistemas de descentralização e de distribuição. Conta com 9 anos de experiência na Banca como auditor de sistemas de informação e programador de software para dois bancos portugueses. Neste momento, o seu trabalho tem como principal foco o desenvolvimento de tecnologias sobre criptomoedas e tecnologia blockchain aplicada a serviços financeiros.


As sessões serão moderadas pelo Carlos Lima, Professor de Física e de Química, dedica-se ao ensino e à educação há mais de duas décadas. Participou e liderou várias iniciativas de promoção da literacia e conhecimento científico, de onde se destaca o cargo de vice-diretor da ORION. Atualmente dedica-se ao ensino e à promoção e divulgação de novas formas de tecnologia, com ênfase para a blockchain e suas aplicações.




Para participar nestas sessões inscreva-se através do geral@casacienciabraga.org ou pelo 253695236.



Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page