top of page

Café com Ciência: Buracos Negros, galáxias e muito mais

Foi há muito pouco tempo que os astrónomos conseguiram fazer as primeiras imagens dos estranhos e invisíveis objetos que habitam no coração das galáxias e que possuem a extraordinária propriedade de se abaterem sobre si próprios aspirando tudo à sua volta até a própria luz. Menos de anos depois da divulgação da primeira “fotografia”, de um buraco negro, feita pelos astrónomos do Telescópio EHT, uma nova imagem do mesmo astro, localizado no centro da galáxia Messier 87 (M87), na constelação de Virgem, foi revelada mais uma vez. Desta vez, a melhor resolução exibe detalhes da própria natureza desse objeto misterioso e confirma a presença de um enorme campo magnético a envolver este magnífico astro.


Estes objetos intrigantes são ainda figuras um pouco desconhecidos de todos nós, mas, e apesar disso, são dos mais fascinantes objetos celestes.

No dia 1 de julho, pelas 21:30h vamos falar deles na companhia de José Augusto Matos e vamos ainda falar sobre tudo aquilo que nos possa fascinar sobre o imenso universo que nos rodeia.


José Augusto Matos é divulgador e formador em astronomia. Astrónomo desde os anos 80 fez a sua formação em astronomia na Universidade de Lancashire, no Reino Unido. É comentador da Rádio Observador em questões de astronomia e exploração espacial. É ainda autor do blogue "Radiante", sobre astronomia e considerado um dos mais cativantes divulgadores da astronomia em Portugal.


Para participar basta enviar email para o geral@casacienciabraga.org ou telefone para o 253695236.



Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page