top of page

3º fim-de-semana da Vaca-loura

Portugal foi, em 2019, pioneiro na criação e dinamização do “ Fim-de-semana da vaca-loura ”.

Em 2019 lançámos um desafio aos nossos embaixadores: criar um evento anual de sensibilização e de monitorização da vaca-loura em Portugal. Após muita discussão, acabámos por conseguir implementar um evento de sucesso, com 5 atividades distribuídas por 3 dias e 5 localidades, nas quais recebemos um total de 134 participantes e avistámos 31 vacas-louras! Um sucesso!


Em 2020 o Projeto VACALOURA.pt cresceu, tal como a sua rede de embaixadores, e consequentemente também o fim-de-semana da vaca-loura. Neste ano foi possível dinamizar 15 atividades em 13 localidades, e os resultados foram um sucesso nada esperado!


Este ano, entre os dias 28 e 30 de maio, temos 25 atividades programadas em 16 localidades, dinamizadas por diferentes monitores, mas todas com o intuito de dar a conhecer a vaca-loura e os seus habitats aos cidadãos portugueses.

Todas as atividades encontram-se agendadas para as 20h, com duração prevista de 2 horas. Exceto casos particulares identificados na ficha de INSCRIÇÃO.


Apesar de cada atividade ter o seu programa específico, de forma geral, as atividades incluirão um passeio interpretativo ao crepúsculo, em modo de replicação do protocolo de monitorização da vaca-loura, por forma a encontrar e monitorizar a espécie no respetivo local.

Regras de participação

Deverão ser respeitadas todas as regras de segurança e distanciamento social impostas pela DGS, incluindo a utilização de máscara durante a totalidade da atividade e respeito pelo distanciamento social entre participantes.


Material necessário à participação

Máscara de proteção individual

Álcool gel

Lanterna individual

Calçado e roupa confortável


Inscrição

Efetue aqui a sua INSCRIÇÃO.


Todos os eventos são gratuitos, mas limitados a 9 inscrições (havendo possibilidade de haver grupos alargados consoante o número de monitores disponíveis para cada atividade).

As vagas serão disponibilizadas por ordem de inscrição e deverão ser efetuadas individualmente para cada pessoa interessada.

Idade mínima – 8 anos.

A validação da inscrição será efetuada até 48h antes de cada atividade, onde serão indicados mais pormenores detalhados sobre o ponto de encontro da atividade.

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page