top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 45º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 45º desafio colocamos a seguinte questão: Gelado num saco?!


O que é um gelado? Uma pergunta que parece bastante fácil de responder, mas que nos deixa a pensar! Um gelado é composto por moléculas de gordura do leite misturadas com minúsculos cristais de gelo e ar. Nesta experiência fizemos um gelado instantâneo usando o poder do frio da reação do sal com o gelo.

A água congela aos 0° Celsius. Quando adicionamos o sal fazemos com que o ponto de congelamento fique ainda mais baixo

Isso significa que, quando o sal é adicionado ao gelo no saco grande, o gelo (que está a 0 ° C) está acima do seu ponto de congelamento e começa a derreter. Ocorre uma reação química endotérmica- absorção de calor. A energia térmica é absorvida do leite, formando cristais de gelo entre as moléculas de gordura. Ou seja, o gelo derrete, mas os ingredientes do saco pequeno ficam cada vez mais frios. Quanto mais sal adicionarmos ao gelo, menor o ponto de congelamento.


Sabias que o sal é utilizado no inverno para colocar nas estradas por causa do gelo? O sal faz com que o gelo derreta mesmo que a temperatura exterior seja muito baixa!


Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page