top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 24º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 24º desafio colocamos a seguinte pergunta: Amplifica o som do telemóvel!

O som pode ficar mais alto ou ser amplificado de várias maneiras. Por exemplo, ao fornecer mais energia para fazer o som, a altura fica maior. Isto poderia ser conseguido batendo num tambor com força, ou usando mais energia enquanto se grita.


A eletricidade também pode fornecer a energia extra necessária para aumentar o volume de som, por exemplo, num amplificador hi-fi. Quando uma agulha pousa nas ranhuras de um disco de vinil em rotação, ela começa a vibrar com movimentos muito pequenos. Estes movimentos são transformados em pequenos impulsos elétricos e enviados para o amplificador do sistema hi-fi. Aqui as pequenas correntes elétricas são aumentadas e enviadas para o sistema de altifalantes onde são convertidas nas vibrações muito maiores do cone do altifalante.


Um microfone capta as pequenas vibrações da voz de forma semelhante. Os pequenos movimentos dentro do microfone, onde uma bobina de arame está enrolada dentro de um íman forte, podem ser transformados em pequenos impulsos elétricos. Estes podem ser amplificados, mais uma vez, por um sistema eletrónico e conduzidos para um altifalante.


Ao afunilar ondas sonoras para o ouvido também se pode aumentar o volume de som que ouvimos. A orelha já fornece esse efeito de funil, mas uma trompeta auditiva aumentará ainda mais. Segurar as mãos atrás dos nossos ouvidos também terá um efeito percetível no volume de som recebido.


Outra forma de amplificar os sons é vista na guitarra acústica, no violino, no tambor, no xilofone e muitos outros instrumentos. Estes instrumentos são basicamente caixas de som ocas feitas de material rígido e muitas vezes com um buraco dentro. O pequeno som feito pelo instrumento permite reverberar a caixa de som e, assim, projetar o som mais longe do instrumento.


É precisamente isso que acontece no amplificador construído neste desafio!




Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page