top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 22º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 22º desafio colocamos a seguinte pergunta: Onde está o centro de massa?

O centro de massa de um objeto oblongo, como por exemplo a régua, é uma posição média que divide a massa do objeto em duas metades iguais, uma de cada lado desse ponto.



Para objetos rígidos simples com densidade uniforme, o centro de massa está localizado exatamente no centro. É o caso, por exemplo, do centro de massa de um disco uniforme, assim como o centro de massa de uma régua está no seu ponto médio.


Algumas vezes o centro de massa não está em nenhuma parte física do objeto.

O centro de massa de um anel, por exemplo, está localizado no centro, onde não há nenhum material.

No caso da maior parte das vassouras, por outro lado, está muito próximo da extremidade mais pesada. É por isso que, ao adicionar um peso nas extremidades do objeto, temos que colocar o nosso dedo cada vez mais perto dessa mesma extremidade para conseguir equilibrá-lo!


Se empurrarmos um objeto rígido no seu centro de massa, então o objeto vai mover-se sempre como se fosse um ponto de massa. Ele não girará em torno de nenhum eixo, independente da sua forma real. Se o objeto for submetido a uma força desequilibrada em algum outro ponto, aí ele começará a girar sobre o centro de massa.

Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page