top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 3º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 3º desafio colocamos a seguinte pergunta: a que horas nasceu o sol no dia do seu aniversário?


No seu movimento em torno do Sol, devido à inclinação do eixo de rotação da Terra, os dois hemisférios do planeta recebem diferentes quantidades de luz. Isso explica por que, no mesmo período em que é verão no sul do planeta, é também inverno na parte norte.


Pela mesma razão, à medida que a Terra avança na sua órbita, a cada dia o Sol nasce com uma hora diferente. A imagem abaixo mostra o analema, termo usado em astronomia para mostrar a posição do Sol à mesma hora em diferentes dias do ano, ao longo de um ciclo anual (ver imagem em baixo).

Para resolvermos este desafio propusemos a utilização do Stellarium, um software livre de astronomia que permite observar o céu, calcular a posição do Sol e da luz, dos planetas e das estrelas, e até dos asteróides e dos satélites artificiais como a Estação Espacial Internacional ou o telescópio Hubble.


Consegue explorar mais objetos celestes e enviar-nos as suas descobertas? :)


Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:




Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page