top of page

Café com Ciência - Professor Nuno Peres "A Física do século XXI"

O próximo Café com Ciência do Planetário - Casa da Ciência de Braga irá realizar-se no dia 30 de junho pelas 21.30h e terá a presença do Físico Nuno Peres.

O investigador do Centro de Física e professor do Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho é um dos mais prestigiados físicos teóricos do mundo e um dos portugueses com mais impacto mundial com as suas publicações científicas. Nuno Peres trabalha com o grafeno, a forma bidimensional do carbono, com aplicações futuras na electrónica.


O próximo Café com Ciência tem como tema "A Física do século XXI".


"No início do século XX assistiu-se a uma revolução na Física com o surgimento de duas grandes ciências: a Relatividade Geral de Einstein e a Mecânica Quântica de Bohr. O grande desenvolvimento tecnológico que se registou até à atualidade teve como base a aplicação deste conhecimento científico em instrumentos como o GPS, relógios atómicos, centrais nucleares, fibra óptica, laser, semicondutores, etc. A incessante procura pelo conhecimento da natureza leva-nos a um entendimento cada vez maior sobre a estrutura da matéria e à descoberta de novos materiais como é o caso do grafeno. Brevemente ficará para trás o domínio do silício para se entrar na época dourada do carbono graças à variante chamada grafeno. Esta forma cristalina do carbono pode revolucionar os componentes e produtos eletrónicos devido a uma série de propriedades e capacidades assombrosas. Nuno Peres é coordenador do único projeto nacional do Graphene Flagship, um dos dois maiores programas científicos europeus em curso, tendo já vencido vários prémios como o prémio Gulbenkian Ciência, Seeds of Science e Mérito à Investigação da Universidade do Minho e estará na Casa da Ciência para nos falar, não só das aplicações deste material como dos desafios da Física do seculo XXI."

A entrada no Café com Ciência é GRATUITA mas requer inscrição. Pode inscrever-se através do sociedadeorion@gmail.com.

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page