top of page

Planetário Móvel

20221105_181827.jpg

O Centro Ciência Viva de Braga adquiriu o seu primeiro planetário portátil em 2006 um Cosmodysee VI. Desde então foi feito um upgrade para um sistema digital imersivo com 2,5K e o projeto desenvolve-se através de protocolos de colaboração estabelecidos com escolas e autarquias, tendo já abrangido milhares de crianças. O planetário é composto por uma cúpula insuflável com 5,0m de diâmetro por 2,7m de altura, e um sistema de projeção digital .

Tem de ser montado no interior, numa sala ou pavilhão com as dimensões e escurecimento adequados, com chão de soalho ou alcatifa e com acesso a uma tomada elétrica

O planetário portátil tem como objetivo levar a astronomia às escolas, do pré escolar até ao 12º ano de escolaridade, com sessões preparadas e apresentadas pela equipa do Centro Ciência Viva e adaptadas ao nível escolar dos alunos. Cada sessão tem uma duração típica entre 30 e 40 minutos (dependendo do grau de escolaridade). 

planetário portáti digital tem como objetivo levar a astronomia às escolas, do pré escolar até ao 12º ano de escolaridade, com sessões preparadas e apresentadas pela equipa do Planetário de Braga e adaptadas ao nível de escolaridade dos alunos.

DETALHES

Preço: 150 € por sessão

Lotação máxima: 25 alunos por sessão

Valor da deslocação e outras despesas: A definir

 

O planetário é composto por uma cúpula insuflável com 5,0m de diâmetro por 2,7m de altura, e um sistema de projeção totalemnte  digital. Tem de ser montado sempre no interior, numa sala ou pavilhão com as dimensões mínimas de 8 metros x 6 metros e 3 metros de altura e isolamento (acústico e de luminosidade) adequados  com acesso a uma tomada elétrica.

 

CONDIÇÕES

- Máximo de 25 alunos por sessão de planetário (mais um adulto acompanhante).

- Número mínimo de sessões de planetário: 3 por manhã ou por tarde.

- Número máximo de sessões de planetário: 7 por dia.

Em cada sessão de planetário tem que estar sempre presente, no mínimo, um adulto acompanhante da escola, responsável pelos alunos.

Não se realizam sessões de planetário portáti nos meses de julho e agosto devido às temperaturas atingidas dentro da cúpula portátil.


 

bottom of page