Planetário Imersivo

Um Planetário Imersivo é um espaço de impressionante realismo com imagens de cinema imersivo, que transporta os espectadores para autênticas "viagens" em tempo real pelo espaço. Viagens essas que revolucionam o ensino das Ciências.

Tudo começa com um complexo trabalho de simulação da realidade feito em computador. A superfície de Marte, o céu profundo, uma quantidade infinita de galáxias ou o fundo do mar são fielmente reconstituídos com base em fotografias, estudos de relevo ou imagens obtidas com sondas, na mesma lógica de funcionamento de ferramentas como o Google Earth. As imagens em movimento do cinema digital imersivo são projectadas na cúpula do planetário, também conhecida por "domo", preenchendo praticamente a totalidade do campo de visão do espectador em 360º.

Quem assiste encontra-se confortavelmente recostado numa cadeira típica de sala de cinema, mas numa posição mais aproximada do deitado que do sentado. O espectador tem a  sensação de que está dentro do filme, imerso nas cenas projectadas.


O Planetário da Casa da Ciência de Braga é um espaço com 30 lugares sentados e uma cúpula de 6 metros de diâmetro. A projecção é feita com um projector digital da Imersive Adventure de alta resolução que permite a projecção de filmes, filmes 3D e ainda a simulação do céu nocturno em tempo real.


A vinda ao planetário é um experiência inesquecível e altamente pedagógica tendo os participantes a oportunidade de usufruir de uma ferramenta que potencia o conhecimento.

© 2016 por ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon