top of page

Observatório astronómico

O Observatório Astronómico de Gualtar que fica a 3 Km do centro da Cidade de Braga. O local, apesar de protecção em toda a iluminação envolvente, sofre alguns dos efeitos da poluição luminosa circundante.

A montagem do telescópio é uma montagem PARAMOUT ME equatorial, totalmente robótica, que permite um acompanhamento celeste rigoroso em períodos de exposição de algumas horas. Temos ainda disponíveis vários instrumentos ópticos de diversos tipos e aberturas.

O Observatório está construído num local de fácil acesso e perto de uma zona habitada. No nosso caso, esta localização, obriga ao recurso de filtros de poluição luminosa e filtros de linha estreita (narowband) para obter resultados satisfatórios.

A infraestrutura está ainda construída com materiais que estabilizam rapidamente do ponto de vista térmico. Os observatórios devem proteger de um modo adequado os instrumentos de observação. Mesmo encerrado o equipamento deverá estar o mais resguardado possível da luz, de diferenças térmicas, de humidade e de poeiras.

Todos os instrumentos ópticos e sensores estão situados no interior de uma cúpula de observatório e existe ainda um sistema anti-vibração por baixo da estrutura que os suporta o que impede oscilações nas imagens causados pelo movimento de pessoas e veículos.


O Edifício

 

O Edifício resultou das necessidades inerentes a um projecto desta tipologia e pretendeu eestar em conformidade com as necessidades dos Astrónomos e outros Cientistas que irão usufruir do espaço. No Observatório de Gualtar realiza-se observações Solares, Planetárias, do Céu Profundo, SuperNovas, Exoplanetas e acompanhamento de Asteróides.
O "Observatório Astronómico de Gualtar - Braga" é, por isso, um instrumento de divulgação, experimentação e incentivo a actividades científicas que actualmente está ao dispor de projectos de várias escolas e também de estabelecimentos de ensino superior.
Um observatório deste tipo é também uma  ferramenta ideal para integrar o gosto pela Astronomia, na promoção da cultura científica e tecnológica e também no desenvolvimento de competências em ciência e tecnologia.

observatorio (14).jpg
78a0158c-2344-41e2-95e6-7f68a4511cdd.jpg
bottom of page