Observatório Astronómico

O Observatório Astronómico é um espaço contíguo ao CCVB, onde é possível observar e registar acontecimentos astronómicos, imagens do céu profundo, realizar astrometria, espectroscopia e fotometria estelar através de telescópios robotizados.

O Observatório Astronómico tem um telescópio robótico de 5" com uma câmara CCD de alta tecnologia especialmente direcionado para trabalhos de fotometria. Para além deste, o observatório possuí diversos telescópios móveis, quase todos operados roboticamente, onde se destaca o telescópio STELINA.

 

É possível realizar observações diversas e fazer registos e imagens em vários domínios que passam pela observação solar e pela observação do céu profundo. Algumas das atividades são desenvolvidas em colaboração com o Departamento de Física da Universidade do Minho.

 

Pela complexidade dos aparelhos e equipamentos instalados, o Observatório serve ainda como instrumento científico para atividades ao abrigo da parceria com o Departamento de Física da universidade do Minho. No Observatório é ainda possível a captura de imagens do céu profundo, planetas e outros objetos celestes que são usados pelo Centro Ciência Viva nas suas ações de divulgação e em projetos de colaboração com escolas.