ESCOLA CIÊNCIA VIVA DE BRAGA
A Escola Ciência Viva (ECVB) é o mais recente (e ambicioso) projeto do Centro Ciência Viva de Braga.
A ECVB tem como princípio a introdução às ciências e às diversas vertentes do método científicosuporta-se nas Aprendizagens Essenciais (AE) do primeiro ciclo do Ensino Básico. A abordagem visa despertar a curiosidade pelo mundo que rodeia os alunos e desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber.
É um projeto da Rede Nacional de Centros CE Viva que em Braga decorre no Centro de Ciência Viva (CCVB) em cooperação com a Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) e do Município de Braga. O principal objetivo desta iniciativa é a motivação para a aprendizagem usando como motivação e suporte as ciências e despertando nos participantes o gosto pela ciencia e a aplicação do método científico no desenvolvimento cognitivo dos alunos do 4º ano do 1º ciclo, do concelho de Braga. A operacionalização é estruturada com o Município de Braga e com todos os agrupamentos de escolas do concelho de Braga, desde o ano letivo 2022/23.
O CCVB dispõe de instalações montadas especificamente para o desenvolvimento das atividades propostas na ECVB, com uma sala especificamente dedicada ao projeto e de áreas expositivas/interativas e recursos em diferentes domínios relacionados com a Ciência e Tecnologia. É objetivo do CCVB que os alunos da ECVB tenham a oportunidade de experienciar e potenciar diferentes metodologias numa semana única em espaço museológico. Durante cinco dias os participantes contactam com atividades nas vertentes de: impressão 3D, de programação, de pensamento computacional, de engenharia, e exploram o mundo natural relacionando o visível e invisível. São desafiados a compreender a natureza e a trabalhar a vertente da sustentabilidade e da ecologia. Para além disso, usando os recursos existentes, na vertente da Astronomia, são desafiados a explorar o espaço de forma imersiva e a concretizar experiências em ambiente laboratorial.
Uma das atividades charneira, que tem a parceria institucional da Escola de Ciências da Universidade do Minho, é o encontro com um Cientista onde os participantes têm a oportunidade de conhecer melhor o trabalho dos investigadores e cultivar o seu interesse pela descoberta e pela inovação.
Este projeto foi aprovado no âmbito do Programa Impulso Jovem STEAM, que faz parte do Programa de Recuperação e Resiliência.
A ECVB é uma semente para o futuro, permitindo através das STEAM motivar a vocação pela descoberta criando uma geração dos novos cientistas de amanhã.
Pretende-se com este projeto lançar sementes de interesse pelas STEAM, de forma a que se consigam colher, daqui a alguns anos, os futuros cientistas.