ESCOLA CIÊNCIA VIVA

ECV_logoECV.png

A Escola Ciência Viva (ECVB) é o mais recente (e ambicioso) projeto do Centro Ciência Viva de Braga.

A ECVB tem como princípio a introdução às ciências e às diversas vertentes do método científico e suporta-se nas Aprendizagens Essenciais (AE) do primeiro ciclo do Ensino Básico. A abordagem visa despertar a curiosidade pelo mundo que rodeia os alunos e desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber nomeadamente da Biologia, Física, Geografia, Geologia, História, Química, Tecnologia, Português, Matemática, Educação Artística, Cidadania, TIC, Inglês e Educação Física.

Em breve os alunos do primeiro ciclo do município de Braga terão a oportunidade de viver uma semana diferente. Ao longo de cinco dias, as crianças irão passar o dia no CCVB e vão estar em contacto com cientistas, irão criar, experimentar e descobrir tudo aquilo que a Natureza, o Espaço, a Sociedade, a Arte e a Cultura, bem como a Tecnologia têm para nos mostrar. Com o apoio de um docente do primeiro ciclo, será possível aos alunos entrevistar um cientista da Universidade do Minho, imprimir em 3D, programar e controlar pequenos robots, criar mecanismos, explorar o mundo natural visível e invisível, compreender a natureza e ganhar noções de sustentabilidade, explorar o espaço, ser astronauta por um dia e realizar experiências num laboratório. Todas estas atividades serão realizadas em articulação com os Agrupamentos de Escolas de Braga e com o Município de Braga e. tendo em conta o programa do primeiro ciclo. A ECVB irá adotar a metodologia Inquiry Based Science Education (IBSE) que pressupõe uma aprendizagem ativa dos alunos através do questionamento e pesquisas que os levam a descobertas científicas.

Pretende-se com este projeto lançar sementes de interesse pelas STEAM, de forma a que se consigam colher, daqui a alguns anos, os futuros cientistas de Braga.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom