Café com Ciência

O Centro Ciência Viva de Braga irá realizar o Café com Ciência "Vírus, os arqui-inimigos da humanidade?" com a presença do cientista Hugo Sousa no dia 3 de junho (sexta-feira) às 21.30h.


O Café com Ciência é uma atividade gratuita mas requer inscrição através do geral@casacienciabraga.org


Hoje estamos particularmente familiarizados com alguns dos vírus que infetam os seres humanos há milhares de anos. É comum ouvirmos falar de influenza, ébola, zika e coronavírus. Apesar de normalmente os vírus serem associados a doenças, nem sempre são inimigos dos seres humanos. Em alguns casos eles podem ser nossos aliados.

Então o que são exatamente os vírus? Os Vírus são uma cadeia de genes (normalmente na forma de uma molécula de DNA ou RNA), envolta numa cápsula de proteínas.

Quase todos os vírus atuam da mesma maneira: infetam uma célula e começam a replicar os próprios genes para se multiplicarem no interior das nossas células causando, em alguns casos, doenças graves e até mortais.

Nos últimos dois anos temos vivido uma pandemia de COVID-19 e ainda não sabemos quando ela acaba. Mais recentemente fomos confrontados com notícias de um surto de “Varíola dos Macacos” reavivando a possibilidade de lidarmos, novamente com uma doença que foi extinta há mais de 50 anos.

Neste Café com Ciência, em que os vírus vão ser o tema principal, vamos responder à questão: “Vírus, os arqui-inimigos da humanidade?" e perceber o que a comunidade científica tem para nos revelar sobre os perigos e sobre os eventuais benefícios dos vírus que infetam os seres humanos.


Hugo Sousa é médico no Serviço de Patologia Clinica do IPO Porto, responsável pelo Teste de HPV do Rastreio do Cancro do Colo do Útero da Região Norte, Coordenador na Unidade Ensaios Clínicos de Fase Precoce e Investigador Sénior no Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral.



Publicações recentes
Arquivo de publicações