top of page

Exposição Naturia Secreta

Os insetos-jóia invadiram o Centro Ciência Viva de Braga!

A exposição de ilustração científica da natureza "Naturia Secreta" de Luísa Ferreira Nunes reúne 21 ilustrações de coleópteros, conhecidos por insetos-jóia, oriundos de diversos locais do mundo. A designação de insetos-jóia decorre do facto dos seus exoesqueletos (esqueleto externo semelhante a uma “armadura”) se apresentarem brilhantemente coloridos. Ao mesmo tempo as suas texturas que podem produzir um brilho metálico e as rugosidades multifacetadas, projetam a luz e os reflexos como se de uma jóia se tratasse.


Pela estética das suas formas, texturas e cores, estes insetos exóticos são muito procurados por colecionadores, estando alguns quase extintos. A procura intensiva destas espécies por parte dos colecionadores levou a que a Wildlife Conservation e a IUCN as considerassem como protegidas.


Pode visitar* a Exposição Naturia Secreta de 14 de agosto até 21 de setembro de forma gratuita, durante o horário de funcionamento do Centro Ciência Viva de Braga respeitando todas as medidas e regras de segurança.


*Não deixe de consultar as medidas em vigor para as visitas ao Centro Ciência Viva de Braga aqui.


A autora Luísa Ferreira Nunes é licenciada em Engenharia Florestal e realizou pós-graduação em Biologia e Biomimetismo, tendo desenvolvido o trabalho de doutoramento em ecologia de insetos. Estudou ilustração, como bolseira, na University of Arts of London, Reino Unido.


Em 2006, Luísa Ferreira Nunes, docente da ESA-IPCB, no âmbito de um programa de mobilidade internacional, esteve no Museu de História Natural de Florença, em Itália, onde um trabalho de entomologia a levou a conhecer coleções em que constavam muitas destas espécies, oriundas de lugares como a Malásia, Bornéu, Costa Rica, Nova Guiné, Tailândia.


É docente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco e é membro do Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves (ISA-UTL).


Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page