Chegou o 2º fim-de-semana dedicado à vaca-loura!

29/06/2020

E o Planetário - Casa da Ciência de Braga Centro Ciência Viva convida-o a juntar-se à celebração.

 

Pelo segundo ano consecutivo, haverá um fim-de-semana dedicado à conservação da vaca-loura em Portugal, e o Planetário - Casa da Ciência de Braga fará parte desta celebração!

No fim-de-semana de 3 a 5 de julho, toda a gente é convidada a participar numa das 16 atividades gratuitas desenvolvidas em todo o país.

 

No dia 3 de julho às 20h, no Ecocircuito da Encosta do Sol em Gualtar, Braga, venha saber como pode ter um papel fulcral na conservação desta espécie em Portugal.

Saiba mais em: www.vacaloura.pt

 

A vaca-loura (Lucanus cervus), o maior escaravelho que ocorre em Portugal, e um dos maiores da Europa, encontra-se protegido por leis comunitárias, uma vez que se encontra em declínio em toda a Europa.

 

Desde 2016 que os esforços voluntários para melhorar o conhecimento e, consequentemente, o estado de conservação desta espécie têm crescido, tanto em Portugal, com o surgimento do Projeto VACALOURA.pt - Rede Portuguesa de Monitorização da vaca-loura como a nível europeu com a criação da Rede Europeia de Monitorização da vaca-loura.

 

Este projeto, coordenado em Portugal pela Associação Bioliving em parceria com a Sociedade Portuguesa de Entomologia, a Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas tem promovido, numa estratégia multidisciplinar, a conservação desta espécie no nosso país, utilizando-a como um chamariz para a conservação de habitats e processos naturais por vezes negligenciados na gestão dos espaços florestais e do património arbóreo, como por exemplo a madeira morta e a sua natural decomposição.

 

VACALOURA.pt conta, acima de tudo, com esforços voluntários de cidadãs cientistas para compilar dados sobre esta espécie, tem implementado diversas metodologias e plataformas que facilitem este processo.

 

Este ano será celebrado a nível europeu, pela segunda vez, o fim-de-semana da vaca-loura entre os dias 3 e 5 de julho. Esta iniciativa tem como objetivo alertar a população para as ameaças que esta espécie enfrenta e incentivar toda a gente a ajudar a conservar esta espécie nas suas localidades.

 

Durante este fim-de-semana serão promovidas diversas atividades nos países onde a espécie ocorre. Além disso, todos os cidadãos são convidados a adotar um percurso de monitorização perto de suas casas e a repeti-lo anualmente nos dias consequentes, por forma a ajudar o projeto a saber o estado de conservação da espécie em mais locais em Portugal.

 

As atividades replicarão estes percursos, em que, em 500 metros de comprimento percorridos durante 30 minutos, os cidadãos deverão contar quantos exemplares de vaca-loura foram avistados. Será assim uma perfeita oportunidade para conhecer a vaca-loura, os seus hábitos e como todos poderão ter um papel ativo na sua conservação.

 

Entre os dias 3 e 5 de julho estão agendadas 16 atividades em todo o país e contamos com a sua presença no Ecocircuito da Encosta do Sol em Gualtar - Braga, no dia 3 de julho às 20h, numa ação coordenada pelo Planetário - Casa da Ciência de Braga que é desde este ano embaixador deste projeto e da conservação da vaca-loura na região.

 

As inscrições para esta atividade são gratuitas mas carecem de inscrição, sendo as vagas limitadas a 9 participantes por ação, respeitando as regras de segurança e distanciamento social impostas pela Direção Geral da Saúde.

 

Saiba mais em www.vacaloura.pt.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Visitas para público em geral

June 2, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes