#ciênciaemcasa: respostas do 47º desafio
O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.
No 47º desafio colocamos a seguinte questão: Um ovo dentro da garrafa?!
Este truque funciona porque, ao arder o fósforo, o ar dentro da garrafa aquece e é libertado vapor de água como parte da reacção de combustão. Este processo faz com que o ar dentro da garrafa expanda, forçando algum a sair da garrafa.
Ao colocar o ovo tampando a entrada da garrafa, o oxigénio no seu interior é totalmente consumido, extinguindo a chama. À medida que o ar volta a arrefecer, o volume de ar dentro da garrafa é reduzido, devido ao arrefecimento e à condensação do vapor de água (pode ser visível uma pequena “nuvem” dentro da garrafa quando os fósforos se apagam).
Quando o volume do ar se reduz, exerce uma pressão negativa no ovo, enquanto que no exterior a pressão do ar se mantém. É assim que o ovo é puxado para dentro da garrafa, uma vez que a diferença entre as duas forças é suficiente para deformar o ovo e fazê-lo passar para o interior.
Esteja atento aos próximos desafios!
Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.
Link da página do Centro do Facebook:
Link da página do Centro no Instagram: