top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 37º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 37º desafio colocamos a seguinte pergunta: Qual é a massa?

O teu balão cresceu muito, mas a massa final é menor! Surpreendente, mas como explicar?


Para perceberes melhor tens de conhecer e pesquisar um pouco sobre a Lei da Conservação da Massa. De uma forma resumida, a Lei da conservação da massa diz que num sistema fechado, a massa dos produtos de uma reação química é igual à massa dos reagentes. A massa não se cria nem se destrói por reações químicas nem transformações físicas.

Esta experiência de química bastante simples, é um desafio à Lei da conservação da massa!


Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre inicia-se uma reação química e o teu balão começa a encher.

Enche porque está a formar-se dióxido de carbono da reação química do vinagre com o bicarbonato de sódio. No teu sistema estás a alterar o volume.


A expansão do balão está a alterar a massa do frasco porque a tua experiência está num sistema envolvido com o ar. Quando a reação química começa o volume do frasco vai aumentar, o teu balão enche com o dióxido de carbono, mas o peso do frasco vai diminuir. A tua balança está a medir o peso e não o volume.


A massa continua a mesma devido à Lei da conservação da massa, mas o peso diminui!


Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page