#ciênciaemcasa: respostas do 35º desafio
O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.
No 35º desafio colocamos a seguinte pergunta: Podemos levitar uma bola?
Neste desafio não levitamos uma bola com o poder da mente mas sim com a física do fluxo de ar!
Quando a bola fica suspensa no fluxo de ar, o ar flui para cima atingindo a bola o que faz diminuir a sua velocidade mas cria-se uma zona de elevada pressão.
A elevada pressão de ar que se cria na bola mantém a bola a flutuar contra a força da gravidade. Relembramos, de uma forma simples, que a gravidade é uma força que atrai todos os objetos para o centro da Terra ou seja para baixo.
Depois de a bola estar equilibrada no fluxo de ar, quando a tentamos empurrar para fora vamos sentir uma força a puxar a bola para o centro do fluxo de ar.
O ar flui como um arco à volta da bola exercendo uma força na bola para que se aproxime do centro do fluxo de ar.
O ar que flui para fora está a exercer uma força interna na bola assim como o fluxo descendente de ar sob um helicóptero exerce uma força contrária (ascendente) nas hélices do helicóptero.
Este fenómeno baseia-se na Lei da ação-reação de Newton, que podes pesquisar para saber mais!
Quando movemos o secador de cabelo com a bola para uma parede, a região de elevada pressão da bola vai ficar ainda mais elevada! O ar que atinge a bola não tem espaço para se expandir, por causa da parede, o que leva a um aumento da altura da bola.
Esta experiência simples pode fazer-te pensar no porquê dos aviões voarem, pesquisa mais sobre isso!
Esteja atento aos próximos desafios!
Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.
Link da página do Centro do Facebook:
Link da página do Centro no Instagram: