top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 25º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 25º desafio colocamos a seguinte pergunta: Leite dança com cores?


Afinal porque é que as cores “dançam” no leite? Para explicarmos este fenómeno temos de pensar que o leite é constituído por moléculas e o detergente também. O leite é essencialmente constituído por água, gordura, proteínas, também contêm vitaminas e minerais.

As diferentes moléculas do detergente e do leite têm cargas positivas e negativas (vais aprender isso nas aulas de Físico-química!) e algumas não têm carga.

Também sabemos que a gordura do leite é uma molécula não polar, ou seja, não se dissolve na água.


Já o líquido da loiça tem características não polares e polares nas diferentes extremidades. A extremidade polar adora a água por isso dizemos que é hidrofílica e a outra extremidade é hidrofóbica o que significa que "tem medo da água"!

O segredo desta experiência de “dança” de cor está no detergente da loiça! A extremidade hidrofílica do líquido da loiça dissolve-se na água e a hidrofóbica liga-se às moléculas de gordura no leite.


Ou seja, quando o detergente da loiça entra em contato com as moléculas de gordura do leite estas tendem a afastar-se começando um movimento das moléculas em todas as direções o que faz as bonitas misturas de cores que vês! Quando já existe muito detergente no recipiente a movimentação das cores vai abrandar até que deixa de existir.

Quanto mais gordo for o teu leite mais cores a “dançar” vais ver!

O poder do detergente é limpar a gordura, por isso é que usamos para lavar a loiça, por exemplo.


Desafio extra:

  • Repete a experiência e usa água em vez de leite. Consegues obter o mesmo resultado?


Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page