top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 17º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 17º desafio colocamos a seguinte pergunta: Limão elétrico?


O sumo de limão é uma solução eletrolítica que possui espécies químicas com cargas positivas e cargas negativas, ou seja, possui iões livres que tornam o limão capaz de conduzir a corrente elétrica.


Quando as duas placas são mergulhadas na solução condutora, neste caso um limão, ocorre uma reação de transferência de eletrões entre os elétrodos:


- A placa de zinco oxida-se (perde eletrões) porque o zinco possui maior potencial de oxidação que o cobre;


- Na placa de cobre ocorre a redução do H+ presente no eletrólito.


Assim, as placas são os elétrodos dessa pilha, sendo a placa de zinco o ânodo (pólo negativo que perde eletrões) e a placa de cobre o cátodo (pólo positivo que recebe os eletrões).

A corrente gerada é pequena, mas suficiente para fazer certos objetos, tais como a lâmpada LED, a calculadora, o voltímetro e o relógio digital, funcionarem. Em condições ideais, um único limão pode manter um relógio a funcionar por uma semana!

Diverte-te e experimenta!


Experimenta este desafio extra:

  • Para aumentar a intensidade, podes ligar vários limões em série. Para isso, o fio da placa de zinco de um limão deve conectar-se à placa de cobre do limão seguinte. No último limão deve-se voltar a conectar o fio da placa de zinco à lâmpada.



Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:


Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page