#ciênciaemcasa: respostas do 14º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 14º desafio colocamos a seguinte pergunta: Um telefone num copo?

O telefone foi uma invenção que nos permite falar à distância, sem termos que gritar muito alto para que nos ouçam. Para podermos realizar esta comunicação, precisamos de um meio para transmitir a nossa voz.


Nos telefones sem fios, a nossa voz é transmitida por uma onda eletromagnética através de várias antenas até chegar aos recetores, que podem estar do outro lado do mundo. Mas é possível construir um telefone em casa para comunicarmos a distâncias mais curtas. Neste caso, o telefone de copo utiliza um fio ou corda para a transmissão.


A nossa voz é produzida quando fazemos vibrar as nossas cordas vocais, cuja vibração viaja através do ar até aos nossos ouvidos. Essa vibração é aquilo a que chamamos de som. Quando falamos para dentro do copo, o seu fundo provoca uma vibração que é transmitida através do fio até ao outro copo, onde a vibração é passada de novo para o ar. Para isto acontecer, o fio tem que estar esticado, caso contrário a vibração não se vai propagar. Também convém garantir que o fio não toca em nenhum obstáculo no caminho, pois isso vai bloquear o som.


É assim que podemos falar com voz baixa para dentro de um dos copos, e outra pessoa pode ouvir o que dizemos colocando o ouvido junto ao copo na outra extremidade do fio!



Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:

facebook.com/planetariocasadacienciadebraga/


Link da página do Centro no Instagram:

instagram.com/planetariocasadacienciadebraga/




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon