top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 11º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 11º desafio colocamos a seguinte pergunta: Quantas cores tem a luz branca?


Isaac Newton (na imagem ao lado) denominou de espectro ou íris a decomposição da luz branca em outras cores. No entanto, posteriormente, foi demonstrado as cores do arco íris são parte de um espectro mais alargado, com parte dele não visível pelos nossos olhos, denominado espectro eletromagnético.


A luz branca proveniente do Sol, ou das nossas lâmpadas lá em casa, também contém muitas cores dentro de si. É isso que explica como a luz branca se transforma em luz de outras cores quando se refletem nos objetos.

Por exemplo, quando a luz branca reflete numa planta, vemos luz verde a vir das suas folhas. Todas as outras cores são absorvidas e apenas a luz verde é refletida. É por isso que, no verão, as roupas escuras nos fazem mais calor, porque absorvem mais energia do sol, enquanto as roupas brancas nos deixam mais frescos por refletirem todas as cores.


Fazendo a luz atravessar um prisma, no caso de um CD, uma rede de difração, a luz branca é decomposta em todas as cores nela contidas. Se voltássemos a reunir as várias cores no mesmo ponto, voltaríamos a ter luz branca novamente.


O espectro eletromagnético na figura abaixo apresenta uma classificação das radiações eletromagnéticas mais conhecidas: raios gama, raios-x, ultravioleta, luz, infravermelho, micro-ondas e ondas de rádio, muitas delas utilizadas em algum aspeto do nosso quotidiano.


Consegue dizer em que situações são utilizadas cada uma das radiações eletromagnéticas?


Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:




Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page