top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 10º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 10º desafio colocamos a seguinte pergunta: O código dos espiões! Estás preparado?!


O código Morse é um sistema de comunicação que representa o alfabeto e os números através de combinações de pontos e traços. Os traços têm o som dah e os pontos o som dit. O código Morse pode ser escrito ou ouvido! Este código foi criado por Samuel Morse no ano de 1830 após ter criado o telégrafo.


O telégrafo era uma máquina que enviava e recebia mensagens através da corrente elétrica, usando pulsos eletricos conseguia fazer marcas dos pontos ou traços numa folha de papel. Durante a Segunda Guerra Mundial o telégrafo foi muito ultizado para o envio de mensagens em código Morse encriptadas em vez da utilização dos sistemas de rádio. Ao longo dos anos o Código Morse, proposto por Samuel Morse, foi sofrendo alterações. Atualmente este tipo de comunicação já não é utilizado pois temos outros sistemas de comunicação mais avançados.


Contudo o sinal de socorro SOS, formado por três pontos, três traços e três pontos é internacionalmente reconhecido principalmente por forças de segurança.

Respostas das mensagens secretas:

a) Olá

--- .-.. .-


b) O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia

--- / .-. .- - --- / .-. --- . ..- / .- / .-. --- .-.. .... .- / -.. .- / --. .- .-. .-. .- ..-. .- / -.. --- / .-. . .. / -.. .- / .-. ... ... .. .-


c) Vai ficar tudo bem

...- .- .. / ..-. .. -.-. .- .-. / - ..- -.. --- / -... . --


d) Missão cumprida

-- .. … … .- --- / -.-. ..- -- .--. .-. .. -.. .-



Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:




Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page