top of page

#ciênciaemcasa: respostas do 6º desafio

O #ciênciaemcasa desafia as famílias a realizarem experiências científicas em casa e a partilharem nas redes sociais.


No 6º desafio colocamos a seguinte pergunta: Quais são as constelações visíveis da sua janela?


Na astronomia moderna as constelações são utilizadas como regiões delimitadas do céu, com as suas fronteiras bem traçadas na esfera celeste, de forma a auxiliar a localização de objetos celestes que observamos.


Apesar da sensação de estarmos envolvidos por uma abóbada gigante, o céu, as estrelas e constelações que vemos são não as mesmas para observadores que se encontram locais diferentes da Terra. Daqui surge o conceito de “horizonte do observador”, em cada ponto da superfície da Terra há um horizonte distinto, definido pelas suas coordenadas geográficas, mostrando por isso perspectivas diferentes da esfera que nos envolve.


Ao mudar de local de observação, o observador vai poder observar estrelas e constelações diferentes, ou seja, vai observar pontos de vista diferentes da Esfera Celeste. Do mesmo modo, devido à rotação da Terra, ao longo do dia (e da noite) o céu visível da nossa janela vai apontando para constelações diferentes.


Por último, podemos também constatar que as constelações visíveis durante a noite são diferentes em cada altura do ano, uma vez que a Terra dá a volta ao Sol e aponta, ao longo da órbita, para regiões diferentes da esfera celeste.


Esteja atento aos próximos desafios!

Partilhe as suas fotografias e vídeos nas redes sociais Facebook e Instagram, utilize a etiqueta #ciênciaemcasa e identifique o Centro Ciência Viva de Braga.


Link da página do Centro do Facebook:


Link da página do Centro no Instagram:




Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page