top of page

Escola de Verão de Robótica com Microbits

O Planetário - Casa da Ciência de Braga Centro Ciência Viva vai acolher a "Escola de Verão de Robótica com Microbits". Esta atividade consiste num workshop para crianças dos 10 aos 15 anos com 12.30h no total, distribuídas pelas manhãs dos dias 8 a 12 de julho (10h às 12.30h).


Neste workshop vamos aprender a programar Micro:bits, mini computadores que funcionam como o “cérebro” de pequenos robôs. Vamos ensinar os Micro:bits a “pensar” e a executar pequenas tarefas, e também a programar alguns jogos para mais diversão!


O Micro:bit foi desenhado para despertar o interesse em eletrónica e programação em crianças, e é também um brinquedo educativo para os mais crescidos.

O Micro:bit é um dispositivo programável de bolso que permite que crianças e jovens aprendam a programar de forma simples, lúdica e criativa. Foi lançado como parte do projeto educativo Make it Digital da BBC, ao qual se juntou a Microsoft para a criação do ambiente de programação, o Makecode, que apenas necessita de um browser e de acesso à internet.


A placa Micro:bit foi desenhada para ser visualmente apelativa, tangível, economicamente acessível, fácil de usar, interativa e extensível. Os seus sensores integrados permitem o desenvolvimento de projetos científicos, tecnológicos, de engenharia, artísticos ou matemáticos (STEAM), nos quais os alunos, quase de forma autónoma e em grupo, podem aprender a liderar todas as fases de conceção, desenvolvimento, programação e execução.


A expansividade eletrónica do Micro:bit possibilita, também, a conexão de sensores externos, bem como a ligação a outros dispositivos e a robôs.


Objetivos da robótica educativa com Micro:bit: - Desenvolver as capacidades criativas e de organização; - Fomentar o trabalho de grupo e a partilha de conhecimentos entre alunos; - Promover o interesse por investigar, experimentar e descobrir novas habilidades; - Oferecer às novas gerações a possibilidade de participar na criação de novas tecnologias e não serem apenas meros consumidores.


Programa 1. O que é o Micro:bit 2. Programação em Makecode 3. Projetos práticos com sensores e atuadores 4. Programação de robôs e carrinhos seguidores de linha


A inscrição é obrigatória. O curso tem o custo total de 120€ que inclui a frequência no curso durante 5 dias (manhãs). É entregue aos participantes um robô com sistema de seguidor de linha, sensor de distância, detector de infravermelhos, Led's de iluminação e diversas entradas para sensores externos. O robô tem também associada uma placa micro:bit incluída no pacote do curso.

Pode participar um segundo aluno (que partilha o robô) sendo o custo neste caso de 170€ no total.


O mínimo de participantes é de 8 e o máximo é de 15.


Para inscrições aceda a este link.


Para mais informações e inscrições envie email para o geral@casacienciabraga.org.






Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page