top of page

Café com Ciência: "Não se deixe enganar!"

O Planetário - Casa da Ciência Centro Ciência Viva de Braga irá realizar o Café com Ciência no dia 8 de fevereiro (sexta-feira) às 21.30h.


Este Café com Ciência contará com a presença do cientista João Monteiro.


Vivemos numa época em que o acesso à informação está muito facilitado. Nunca antes na História da Humanidade tivemos uma geração com tanta formação académica como nos dias de hoje.

A evolução tecnológica e a rapidez com esta se tornou mundialmente acessível à população foi notória.

Contudo, paradoxalmente surgem novas ideias e teorias amplamente divulgadas e aceites por um número significativo de pessoas que vão contra a ciência já consolidada e demonstrada. Esta pseudociência que se diz baseada em factos científicos, ou mesmo como tendo um alto padrão de conhecimento, na realidade não resulta da aplicação de métodos científicos.

É uma reivindicação, crença ou prática que se apresenta como científica, mas não adere a um método científico válido. Carecendo de provas ou não podendo ser fiavelmente testada, é frequentemente caraterizada pelo uso de afirmações vagas, exageradas ou improváveis, uma confiança excessiva na confirmação, em vez de tentativas rigorosas de refutação, a falta de abertura para a avaliação de outros especialistas, e uma ausência generalizada de processos sistemáticos para desenvolver teorias racionalmente. Por outro lado serve-se muitas vezes da tecnologia que advém da própria Ciência para divulgar as Teorias mais rocambolescas.


Sobre o Cientista convidado:

João Lourenço Monteiro é licenciado em Biologia e mestre em Biologia do Desenvolvimento. Foi durante a licenciatura que ganhou o gosto pela divulgação científica tendo organizado vários eventos através do Núcleo de Estudantes do seu curso e posteriormente em escolas. Após uma breve passagem pelo Instituto Português de Malacologia, onde iniciou a catalogação da uma das maiores coleções privadas de conchas em Portugal, dedicou-se profissionalmente à Comunicação de Ciência.

Foi monitor em Museus de Ciência (Fund. Calouste Gulbenkian e Galeria da Biodiversidade no Porto), desenvolveu atividades Ciência Viva no Verão, participou em projetos de outreach em universidades, trabalhou no Gabinete de Comunicação do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO).

Tem escrito sobre ciência para a imprensa escrita no âmbito do projeto "Ciência Viva na Imprensa Regional", é colunista na revista "Algarve Vivo" e ocasionalmente é convidado a escrever para o "Observador".

É co-fundador e vice-presidente da COMCEPT - Comunidade Céptica Portuguesa, uma associação de promoção de ciência e do pensamento crítico, no âmbito da qual foi co-autor do livro "Não se deixe enganar".

Atualmente está a realizar o doutoramento sobre a História da Medicina Tropical, no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) da Universidade Nova de Lisboa.


O Café com Ciência é uma atividade gratuita mas requer inscrição através do geral@casacienciabraga.org

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page