top of page

Café com Ciência: A "ciência" por trás da cerveja!

O Planetário - Casa da Ciência Centro Ciência Viva de Braga irá iniciar o ciclo de Café com Ciência do ano letivo 2018/2019 no dia 26 de outubro (sexta-feira) às 21.30h.


O próximo Café com Ciência terá como título "A “ciência” por trás da cerveja!" e contará com a presença do Francisco Pereira, CO-Fundador e atualmente Co-CEO da Fermentum.


A Ciência está cada vez mais inserida na atividade económica do nosso pais e, principalmente da nossa cidade. Um dos casos de maior sucesso é o caso da Cerveja Letra. As primeiras cervejas foram produzidas precisamente nessa altura, à escala laboratorial no Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. A ideia sempre foi desenvolver cervejas diferenciadoras das existentes até então no mercado nacional. É ainda em parceria com o Centro de Engenharia Biológica que a empresa tem atualmente diferentes projetos em desenvolvimento.


Em 2013, a Fermentum é distinguida como melhor Startup Agro-industrial. Mas as distinções não ficam por aqui. Ao longo destes cinco anos contam com inúmeros e importantes prémios e/ou medalhas a nível europeu como o World Beer Awards, o Barcelona Beer Challenge, o Lyon Beer Competition e o Ibeerian Awards.

Em 2015, a empresa inicia outra área de negócio criando o primeiro brewpub português, a Letraria – Brewpub em Vila Verde. Em 2017, surge na baixa do Porto a Letraria – Craft Beer Garden Porto. É nestes espaços próprios que há uma oferta gastronómica trabalhada para harmonizar com as diferentes cervejas criadas pela empresa e em Vila Verde a experiência é máxima pois o cliente pode até visitar a fábrica e conhecer todo o mundo da produção da cerveja pelo método artesanal.


Sobre o cientista convidado:

Francisco Pereira é CO-Fundador e atualmente Co-CEO da Fermentum. É Mestre em Engenharia Biológica e tem PhD em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho.

A FermentUM surgiu em 2013 como spin-off da Universidade do Minho, mas a ideia da sua constituição já tinha começado a fermentar em 2008. Francisco Pereira, conjuntamente com Filipe Macieira tiveram durante o Mestrado em Engenharia Biológica projetos ligados ao ramo cervejeiro e este projeto inovador e pioneiro em Portugal veio colmatar uma necessidade existente no mercado Português.

As suas áreas de especialidade são: Tecnologia de Fabricação de Cerveja; Processos de fermentação; Fisiologia de leveduras; Tecnologia de Alta Gravidade para processos de Bioetanol e cervejeira; Biotecnologia Alimentar.


O Café com Ciência é uma atividade gratuita mas requer inscrição através do geral@casacienciabraga.org

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page