top of page

Café com Ciência: "O legado de Stephen Hawking"

No próximo dia 25 de Maio às 21:30h o Planetário - Casa da Ciência de Braga irá realizar o Café com Ciência "O legado de Stephen Hawking" e iremos contar com a presença do Dr. Carlos Fiolhais.


"Stephen William Hawking, faleceu na madrugada do dia 14 de Março na cidade universitária de Cambridge, Inglaterra, aos 76 anos – curiosamente no mesmo dia do nascimento de outro génio da física – Albert Einstein.


Nascido em Oxford, Inglaterra, em 8 de janeiro de 1942 – exatamente 300 anos depois da morte de Galileu Galilei. Foi com toda a certeza o cientista mais popular desde Einstein. A sua contribuição para a Astrofísica foi inegável sobretudo no que toca ao conhecimento da dinâmica dos buracos negros. Conjuntamente com o Matemático Roger Penrose desenvolveu o teorema da singularidade em 1968 e mais tarde concluiu que um tipo ainda desconhecido de radiação era emitido por buracos negros. Esta radiação é conhecida atualmente como radiação Hawking. Contudo a contribuição mais marcante de Hawking é a publicação da “Breve História do tempo” que leva a sua física às massas. A “Breve História do Tempo” vendeu cerca de 25 milhões de exemplares, superando largamente os 5 milhões de exemplares vendidos do Cosmos do Carl Sagan.


Hawking foi inspiração para milhões, as suas contribuições excecionais para o conhecimento científico e para a popularidade da ciência deixaram um legado inesquecível que vamos recordar no próximo Café com Ciência."


Sobre o cientista convidado:

"Carlos Fiolhais licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000, tendo sido professor nos Estados Unidos e no Brasil. É autor de mais de 150 artigos científicos em revistas internacionais (um dos quais com mais de 10.000 citações, o artigo mais citado com um autor numa instituição nacional) e de mais de 500 artigos pedagógicos e de divulgação, tendo publicado mais de 50 livros de ciência e divulgação científica.


Os seus interesses científicos centram-se na Física Computacional da Matéria Condensada e na História das Ciências. Foi fundador e director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do maior computador português para cálculo científico.


Ganhou vários prémios e distinções, entre os quais se destacam em 1994 o Prémio União Latina de Tradução Científica, em 2005 o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência atribuído pela SIC; em 2005 a Ordem do Infante D. Henrique; e em 2006 os Prémios Inovação do Fórum III Milénio e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora; e em 2012 o prémio BBVA para o melhor artigo pedagógico na área da Física no espaço ibero-americano e em 2017 o Grande Prémio Ciência Viva Montepio. Foi o responsável pelos programas de Educação e de Ciência e Inovação da Fundação Francisco Manuel dos Santos."


A atividade é gratuita mas requer inscrição através do geral@casacienciabraga.org


Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page