top of page

Café com Ciência: O fantástico mundo da física das partículas

Hoje dia 23 de fevereiro (sexta-feira) às 21.30h irá ocorrer o Café com Ciência "O fantástico mundo da física das partículas" com o Dr. Pedro Abreu no Planetário - Casa da Ciência de Braga.


"Pedro Abreu, Doutorado em Física pelo Instituto Superior Técnico é Professor auxiliar com agregação no IST e investigador no LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, tendo sido membro da colaboração DELPHI/LEP no CERN e membro de colaboração do Observatório Pierre Auger.

É coordenador para a Divulgação no LIP, representante do LIP(/Portugal) no IPPOG e representante de Portugal na rede EPPCN - European Particle Physics Communication Network desde a sua fundação. Entre outras funções coordena o programa de Escolas de Professores no CERN em Língua Portuguesa /CERN desde o seu arranque. É também Presidente da Delegação Regional do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Física; representante de Portugal no fórum do CERN - High School Teachers Forum desde a sua fundação e membro do painel de avaliação dos candidatos aos Estágios Tecnológicos para Engenheiros Associados no CERN."


Desde a criação do CERN que o conhecimento sobre a sobre a estrutura da matéria evoluiu muito. As descobertas mais recentes vieram confirmar a teoria de Peter Higgs dando mais realce ao Modelo Padrão. Contudo esta é uma teoria parcial e a constatação da existência da matéria escura e da energia escura leva-nos a perguntar qual a direção que a investigação realizada no CERN no âmbito da física das partículas irá seguir. Nesta tertúlia vamos falar, entre outras coisas, nas experiências ATLAS e CMS em LHC, bem como os desígnios do CERN como instituição científica multinacional e as perspectivas de investigação nesta área científica nas próximas décadas.

A entrada é gratuita mas é necessária a inscrição através do emailgeral@casacienciabraga.org

Lugares limitados.

Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page