top of page

Café com Ciência: SKA Um visão de futuro

No próximo dia 28 de outubro (sábado) às 21.15h irá ocorrer o Café com Ciência "SKA: Uma visão de futuro" com o Dr. Domingos Barbosa no Planetário - Casa da Ciência de Braga.


"Se a utilização do Telescópio por Galileu no século XVII permitiu abrir novos horizontes ao nosso campo de visão, a utilização de radio telescópios no século XX permitiu “ver” um mundo inatingível para o ser humano. O estudo do Universo com radiotelescópios tem possibilitado o maior conhecimento de objectos como pulsares, quasares, radio galáxias e outros objectos que emitem menos radiação noutros comprimentos de onda. A radioastronomia contribuiu para a descoberta cósmica de fundo e permitiu aprofundar o conhecimento sobre a actividade solar e a estrutura das Galáxias.

Agora, a maior infraestrutura científica do século XXI vai começar a ser construída em 2018 na África do Sul e na Austrália. Chama-se SKA, é o mais poderoso radiotelescópio de sempre e Portugal participa com universidades e empresas. O coordenador do consórcio português no supertelescópio, o Dr. Domingos Barbosa, investigador do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro virá ao Planetário - Casa da Ciência de Braga para nos falar do Square Kilometre Array (SKA), um projeto global de ciência e engenharia que pretende construir o maior radiotelescópio do mundo."


Mais informações sobre o projeto na sua página oficial: portugal.skatelescope.org/


A entrada é gratuita mas é necessária a inscrição através do email sociedadeorion@gmail.com.

Lugares limitados.


Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page