top of page

Semana do Mundo Rural 2017

O Planetário - Casa da Ciência de Braga irá dinamizar uma atividade científica incluída na Semana do Mundo Rural do Município de Braga no próximo dia 16 de setembro no Moinho de Este.


Das 10.00h às 12.00h iremos aprender mais sobre a confeção do pão e a ciência deste processo. Para participar deve proceder à inscrição através do email ambiente@cm-braga.pt.


Resumo atividades:

"Valorizar as actividades e tradições agrícolas, etnográficas e artesanais do Concelho, é o principal propósito da ‘Semana do Mundo Rural’ que, de 14 a 17 de Setembro levará ao Campo da Vinha, em Braga, um programa diversificado e representativo do sector, direccionado para todos os públicos. Realizado em parceria com a Associação de Artesãos do Minho, o certame já vai na sua quarta edição e nele estarão representadas diversas tradições como a desfolhada, a vindima e a confecção do pão à moda antiga mas também uma feira com produtos típicos, gourmet, biológicos e ambientalmente sustentáveis. Nesta edição também não faltará a gastronomia própria da Região onde o público terá a oportunidade de saborear os típicos pratos minhotos, ao som da música tradicional. No espaço da Feira estarão expostos produtos regionais, legumes, sectores industriais e institucionais ligados à agricultura, exploração e defesa da floresta. A tempo inteiro haverá um espaço dedicado à Quinta Pedagógica de Braga com a presença de animais e passeios de charrete pela Cidade. No Domingo, dia 17 de Setembro, terá lugar um dos momentos mais altos de todo o evento com a realização do Cortejo Etnográfico com a presença de 37 Freguesias e União de Freguesias do Concelho, que foram desafiadas a apresentar a suas tradições e cultura. Esta é uma forma de dar a conhecer aos Bracarenses e aos seus visitantes os costumes, as crenças e as tradições de cada comunidade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de determinada cultura e tradição. No final, haverá uma competição saudável entre Freguesias para o carro que estiver melhor decorado, sendo que a atribuição dos prémios estará a cargo de um júri constituído por presidentes de Junta."


Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page