top of page

Parceria científica nasce no Vale do Rio Este

Foi firmada, no passado dia 19 de Junho de 2017, uma parceria entre o Planetário – Casa da Ciência de Braga (ORION) e a União de Freguesias de Este S. Pedro e S. Mamede visando a promoção de atividades científicas na área da freguesia.


O acordo celebrado entre o Diretor do Planetário – Casa da Ciência de Braga, João Vieira, e o Presidente da Junta, Manuel Carvalho, visam a dinamização de atividades científicas durante o Verão, tanto no recuperado Moinho de Água do rio Este como na própria nascente do Rio.

As atividades, que estão incluídas no âmbito do Programa Nacional Ciência Viva no Verão, serão dinamizadas nos meses de julho e agosto. Serão momentos de partilha científica que pretendem sensibilizar a população, em geral, para a proteção da biodiversidade do rio, para a observação das espécies que o habitam e, ainda, fazer sensibilização ambiental.

Para além destas temáticas, o remodelado espaço do Moinho de Água de Este, servirá para proporcionar, aos participantes a “ciência” que está por detrás da elaboração do pão. Os monitores da Casa da Ciência de Braga, em conjunto com os participantes, poderão meter as mãos na massa e observar, por exemplo, ao microscópio as leveduras durante a sua fermentação.


João Vieira, Diretor da Casa da Ciência de Braga, afirmou que “esta é uma boa oportunidade de aproveitar o excelente espaço que o moinho nos proporciona. Para além de podermos fazer ciência no rio, que está ali ao lado, podemos aproveitar as suas condições do espaço para explicar como se fazia o pão no tempo dos nossos avós e mostrar toda a ciência que está por detrás da sua produção”. João Vieira destacou ainda que “as atividades de Verão não se ficam por aqui. O Planetário – Casa da Ciência de Braga (ORION) levará muita ciência por toda a região norte de Portugal com diversas atividades de Biologia e de Astronomia no período de Verão. Em breve o programa nacional será amplamente divulgado”.


O Presidente da União de freguesias de Este S. Pedro e S. Mamede destacou a importância da parceria. Manuel Carvalho referiu que “é sobretudo uma excelente oportunidade para demonstrar a importância destes dois espaços de referência na nossa união de freguesias. Enfatizou ainda a importância de que, através da ciência, as pessoas podem compreender melhor a história e os métodos usados, há menos de um século, para se fazer o pão no Vale do Rio Este. Agora é só fazerem a inscrição”.


Publicações recentes
Arquivo de publicações
bottom of page