«À Descoberta do Universo», ciclo de conversas com Tiago Campante e convidados

"À Descoberta do Universo" é um ciclo de conversas que tem feito uma tour pelos Centro Ciência Viva ao longo dos anos de 2019 e 2020. Com uma pequena pausa pelo meio, devido ao plano de contingência COVID-19, as conversas com o astrónomo Tiago Campante e investigadores convidados voltaram! O Planetário - Casa da Ciência de Braga Centro Ciência Viva tem o gosto de receber a próxima conversa no dia 18 de setembro às 21.30h.


Em cada sessão, que conta sempre com a presença do astrónomo Tiago Campante e de um(a) investigador(a) convidado(a), são abordados temas com estrelas e planetas extrassolares, diversos tópicos da Astrofísica moderna, nomeadamente a Astrobiologia, até à exploração do Sistema Solar, a instrumentação e robótica, os buracos negros, e as ondas gravitacionais.


A conversa do Astrónomo e Investigador é dirigida ao público, sendo que as suas intervenções não poderão ultrapassar os 15 minutos cada. As intervenções são acompanhadas pela projecção de slides e destinam-se sobretudo a inspirar e suscitar a curiosidade dos presentes. Na sessão, que não deverá exceder as 2 horas, espera-se uma verdadeira "conversa" dinâmica com o público, devidamente moderada.


Na próxima conversa, no Centro Ciência Viva de Braga, o investigador convidado é Nuno Santos.

Nuno Santos é investigador no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (FCUP) e tem como principais interesses na investigação a busca de planetas extrasolares usando as técnicas de velocidades radiais e trânsito, o estudo das propriedades estatísticas de planetas extrasolares e respectivas estrelas, e o uso de espectroscopia estelar de alta resolução para a determinação de parâmetros atmosféricos estelares e abundâncias em estrelas do tipo solar. É ainda o PI português (Investigador Principal) do projecto para um espectrografo ultra-estável de alta resolução para o Principais interesses na investigação incluem a busca de planetas extrasolares usando as técnicas de velocidades radiais e trânsito, o estudo das propriedades estatísticas de planetas extrasolares e respectivas estrelas, e o uso de espectroscopia estelar de alta resolução para a determinação de parâmetros atmosféricos estelares e abundâncias em estrelas do tipo solar. Neste contexto sou o PI português de um novo projecto para um espectrografo ultra-estável de alta resolução para o VLT (Very Large Telescope).


O ciclo de conversas insere-se no programa educacional e de divulgação organizado pelo astrónomo Tiago Campante em parceria com a Ciência Viva / ESERO.


As inscrições são obrigatórias (lotação limitada do auditório como medida preventiva) e destinadas ao público em geral, alunos e professores do ensino secundário. Para reservar o seu lugar poderá enviar email para o geral@casacienciabraga.org ou telefonar para o 253 695 236.


O uso de máscara é obrigatório bem como a desinfeção das mãos à entrada do edifício. Será efetuada a medição da temperatura à entrada (sem registo de controlo) sendo impedida a entrada a quem registar temperaturas de igual ou superior a 38ºC.

Próximas datas:

  • Planetário do Porto – CCV  19 set, 2020 | 14:30

Convidado: Mário João Monteiro (IA, FCUP)

  • Exploratório – CCV de Coimbra  24 out, 2020



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 por ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon