top of page

MODELO DA ESCOLA CIÊNCIA VIVA

A Escola Ciência Viva de Braga (ECVB) é um projeto educativo do Centro Ciência Viva de Braga, que funciona nas instalações sediadas em Gualtar.

Integra, desde 2022, uma Rede de Escolas Ciência Viva que teve início, em 2010, com a Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

A Escola em Braga foi oficialmente aberta no ano lectivo de 2022-2023 tendo estabelecido protocolos com todos os treze Agrupamentos de Ensino Públicos do concalho de Braga, com a Câmara Municipal de Braga e com a Escola de Ciências da Universidade do Minho. 

O Professor Pedro Dias, em regime de destacamento no CCVB, apoiado diretamente pelo diretor do CCVB João Vieira são os responsáveis pela idealização e implementação da ECVB  desta escola que conta com a participação e colaboração de toda a equipa do Centro no desenvolvimento do seu programa Educativo.

Para além disso os docentes do 1º Ciclo participantes recebem também formação certificada que é ministrada pelos professores Vitor Martins e Pedro Dias.

DESTINATÁRIOS

Todas as crianças e docentes de 4ºano das escolas do concelho de Braga, têm a oportunidade de participar na Escola Ciência Viva durante UMA SEMANA.
Até hoje já frequentaram este programa 20 turmas crianças, 28 docentes e 24 assistentes operacionais.
 

MISSÃO E VALORES

A principal missão da Escola Ciência Viva é desenvolver nas crianças, nos docentes e nas comunidades educativas do 1ºciclo, o gosto pelo conhecimento científico (e pela pesquisa despertando) despertando aptidões nas ciências experimentais, na tecnologia, na engenharia, na matemática e nas artes. Trabalhamos estes temas através de uma metodologia de questionamento (sempre de forma colaborativa e investigativa) no sentido de melhorar o modo e metodologia de trabalho nas escolas.

barra_logos_PRR-1024x148_cores.png
bottom of page